quarta-feira, 15 de novembro de 2023

O LEGADO DE PIERRE WEIL - Memórias

 


Totem inspirado em meditação realizada em 09/10/21

Pierre Weil[1], Doutor em Psicologia pela Universidade de Paris, nascido em Strasburgo em 16 de Abril de 1924, filho de mãe alsaciana e pai judeu, veio para o Brasil nos anos 60, a serviço do Instituto Pestalozzi e aqui permaneceu até a sua passagem para o Plano Espiritual em 10 de Outubro de 2008.

A primeira vez que ouvi o seu nome foi quando cursava a Disciplina de Psicologia Transpessoal, ainda no Curso de Graduação em Psicologia, pela Universidade Gama Filho, em meados dos anos oitenta. Ali tomei conhecimento da pesquisa que ele havia realizado na Universidade Federal de Belo Horizonte sobre cerca de vinte possíveis fenômenos vivenciados em estados alterados de consciência, termo que ele atualizou, posteriormente, para estados ampliados de consciência, por considerar que o termo “alterado” transmitia uma ideia de distúrbio. Este contato com os estudos de Pierre sobre os fenômenos de expansão da consciência,  foi um divisor de águas para o meu entendimento sobre as infinitas possibilidades de transcendência do ser humano. Foi também o momento do despertar da minha consciência para a busca de conhecimentos complementares sobre os fenômenos psíquicos, tais como os estudos sobre as Terapias Regressivas, na época desenvolvidos por Morris Netherton, que vinha regularmente ao Brasil e também ministrava cursos através do Instituto de Psicobiofísica de Uberaba/MG.

Quando da realização da ECO-92 na cidade do Rio de Janeiro, tomei conhecimento de que Pierre Weil iria palestrar no evento e estaria hospedado no Hotel Glória. De posse do material que eu já havia escrito sobre Psiconeurolinguística[2], Bioenergética[3] e Gestalt-Terapia[4] cheguei à portaria do Hotel Glória, identifiquei-me como Psicóloga e disse que gostaria de falar com o Dr. Pierre Weil, caso ele pudesse me atender. Diante da minha solicitação, a recepcionista ligou para os seus aposentos e ele imediatamente   se prontificou a descer até o saguão do hotel, talvez curioso com o inusitado da proposta. Desse modo, conheci Pierre Weil!...

Percorrendo brevemente as três apostilas, a primeira já publicada como E-Book[5], Pierre disse-me, com toda a sua simplicidade:_”Eu sou uma pessoa muito ocupada. Se eu retiver o seu material, vou atrapalhá-la! Em setembro deste ano, teremos o III Congresso Holístico Brasileiro e I Congresso Holístico Pan-americano, em Canela/RGS. Fale com Martha Veccio, organizadora do Congresso e apresente o seu trabalho. Um congresso é um espaço vivo de conhecimento!.” Despedindo-me dele com muita gratidão, segui suas orientações, nesse evento tomando conhecimento dos cursos ministrados pela UNIPAZ/DF[6], onde Pierre e muitos outros pioneiros da Visão Holística e Abordagem Transdisciplinar vinham da Europa e Estados Unidos para compartilharem seus conhecimentos, naquele momento ímpar do despertar da consciência, para a visão integral do ser humano. No retorno do Congresso para o Rio, ainda no aeroporto gaúcho, Pierre apresentou-me a Jean-Yves Leloup, com o qual havia criado o CIT – Colégio Internacional de Terapeutas, do qual passei a fazer parte em 2005, tendo iniciado a minha formação, ainda na turma V de Brasília e concluído na turma IX do Rio de Janeiro/RJ.

Neste percurso, também conheci a ALUBRAT – Associação Luso Brasileira de Psicologia Transpessoal, fundada por Pierre, Mário Simões[7] e Vera Saldanha[8], que até hoje preserva este legado e ministra cursos de pós-graduação em Psicologia Transpessoal, no Brasil e exterior.  Participei de seus maravilhosos congressos[9], no Brasil e em Portugal, gradualmente buscando a minha integração, como Professora Associada e também o apoio para os cursos do Instituto Vir a Ser[10] , pelas afinidades entre nossas fundamentações teóricas.

Nestes longos anos de estudos, aprendi a importância do legado do “Totem da Inteireza”, deixado por Pierre Weil, onde ele propõe quatro pilares para o conhecimento humano: Transdisciplinaridade, Transreligiosidade[11], Transpartidarismo[12] e Fraternidade.   Que todos nós, que com ele seguimos parte de um importante caminho em nossas vidas, tenhamos aprendido suas preciosas lições e possamos transmitir, fielmente, os seus ensinamentos a quem desejar beber a água do conhecimento de tão Preciosa Fonte!...

 

                      Sueli Meirelles, em Nova Friburgo, 15 de novembro de 2023.

Se você gostou deste artigo, comente, deixe seu like e compartilhe, ajudando a formar a Massa Crística da Nova Consciência Planetária.

Whatsapp: 55 22 99955-7166

Site: www.institutoviraser.com

Email: suelimeirelles@institutoviraser.com

 

 



[1] Biografia de Pierre Weil: Pierre Weil | Unipaz

[2] Psiconeurolinguística criada por Richard Bandler e John Grinder

[3] Bioenergética criada por Alexander Lowen e John Pierrakos

[4] Gestalt-Terapia criada por Frederick Perls

[6] Link para o site da Unipaz: https://unipazdf.org.br/

[9] Link para o trabalho apresentado por Sueli Meirelles: //carrosseldeluz.blogspot.com/2015/05/a-integracao-possivel-entre-atributos.html

[10] Link para o site do Instituto Vir a Ser: //institutoviraser.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário