quarta-feira, 11 de abril de 2018

APELO AOS CONSTRUTORES DE PAZ (Peacemakers)


    

            Peacemakers são construtores de Paz; são todas as pessoas realmente corajosas (que agem com o coração (mesmo radical lingüístico de cárdio, córdio, cordato...), colocando amor incondicional, em suas ações. São pessoas mediadoras dos conflitos[1] entre os opostos, tornando-os complementares.
                Esta proposta de Cultura de Paz foi implementada no Brasil pelo Psicólogo Francês Pierre Weil[2], Doutor em Psicologia pela Universidade de Paris, cuja história de vida o preparou para ser o “Samurai da Paz”, como é hoje carinhosamente chamado por todos nós que fomos seus aprendizes.
                Como é do conhecimento de todos os membros da Rede Internacional da Unipaz, Pierre Weil[3] era filho de mãe alsaciana e pai judeu e na Segunda Grande Guerra, aos 17 anos, alistou-se na Cruz Vermelha, auxiliando nos cuidados aos feridos pela insana disputa pelo poder, vendo tombarem seus conterrâneos franceses (pelo lado paterno) e alemães (pelo lado materno). Ali, naquela linha de trem, por onde iria passar o comboio alemão que invadia a França e que seria explodido pelas bombas dos franceses, ele prometeu a si mesmo dedicar sua vida à construção da Paz, no Planeta.  
                Em 1987, criou, juntamente com Monique Thoenig e Jean_Yves Leloup, também franceses, a Universidade da Paz[4], com sede na Granja do Ipê, em Brasília, atualmente, uma Rede Internacional de Educação e Promoção da Paz.
                 No ano de 2000, o Dr. Pierre Weil foi agraciado com a menção honrosa do Prêmio de Educação para a Paz e veio a falecer em 10/10/08, deixando a cada um de nós que cursamos a UNIPAZ e a todos os que tiveram acesso aos seus ensinamentos, através da leitura de seus muitos livros, palestras e seminários, um legado para ser honrado e multiplicado.
                Como Peacemakers, a partir da FHB-Formação Holística de Base, cursada na UNIPAZ – Universidade Internacional da Paz, adotemos este caminho como foco orientador de vida, tendo como conseqüência uma postura transpartidária, transreligiosa e transdisciplinar. Isto nos permite buscarmos a mediação de conflitos entre os opostos[5], identificando o melhor de cada lado e permitindo a emergência do “Terceiro Incluso”, segundo a Física Quântica, identificado como a resultante do inconsciente coletivo de uma família, grupo ou nação. É nossa tarefa transformarmos essa resultante, positivamente, para a construção do Brasil que todos nós desejamos: BRASIL CORAÇÃO DO MUNDO E PÁTRIA DO EVANGELHO! VIVA A UNIPAZ!

                                                 Sueli Meirelles, Peacemaker, Mãe e Avó, Brasileira.
                                             em Nova Friburgo, 11 de Abril de 2018. 
Compartilhe e promova a Paz!



Nenhum comentário:

Postar um comentário