Foto: Revista Veja de Abril 24
Para
podermos compreender os símbolos representados por este “Ícone da Libertação”,
primeiramente busquei os profundos conhecimentos da Linguística[1] e dos ensinamentos do
Psiquiatra Suíço Carl Gustav Jung[2], criador da Psicologia
Analítica e seus conceitos de arquétipo, inconsciente coletivo e
sincronicidade.Caramelo, encontranto o seguinte:
A história do surgimento do caramelo é um pouco incerta, mas os indícios apontam que o doce começou a ser consumido na Europa, após a Idade Média. Nessa época, a “iguaria” era degustada apenas pela nobreza, já que o açúcar, ingrediente principal para preparar o doce, era pouco comercializado.
Em primeiro lugar, fui pesquisar a origem e o significado do nome Caramelo e encontrei o seguinte: "Qual é a origem do caramelo? A história do surgimento do caramelo é um pouco incerta, mas os indícios apontam que o doce começou a ser consumido na Europa, após a Idade Média. Nessa época, a “iguaria” era degustada apenas pela nobreza, já que o açúcar, ingrediente principal para preparar o doce, era pouco comercializado. (Fonte: Wikipédia). " Se por uma lado a ideia de nobreza traduz um sentimento elevado, por outro lado, lembra o poder exploratório do sistema dominante do planeta, que sempre visa o lucro acima dos valores essenciais. Acima de tudo isso, o açúcar simboliza o afeto; o amor doação; a energia que sustenta os universos e é tudo o que precisamos manifestar neste momento. Mas vamos continuar!
A imagem do cavalo Caramelo em pé, durante quatro ou cinco
dias, sobre o telhado de uma casa no Bairro de Mathias Velho, na cidade de
Canoas/RGS, a mais atingida pela terrível enchente e viralizou na internet,
causando comoção nacional, numa torcida vibrante pelo seu salvamento, realizado
pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo e festejado em todo o país. Mas,
quais os significados mais profundos contidos neste acontecimento inédito? (Fonte: Wikpédia)
Sob o enfoque da Psicologia Transpessoal, que inclui o
sentido da Espiritualidade na experiência humana, passamos aqui a discorrer
sobre o que descobrimos: Em primeiro lugar, os animais simbolizam nosso
potencial interno de realização. O cavalo é um símbolo de força e liberdade. O
fato de Caramelo estar em cima do telhado nos remete à lembrança de que o nosso
“telhado” é o topo de nossas cabeças, onde se localiza o chacra coronário, onde
a glândula pineal é o órgão de conexão com o Divino. Por sua vez, o telhado inclinado
como os telhados das igrejas, nos remete à lembrança das mãos unidas, elevadas
em oração, emergindo das águas barrentas e turbulentas das emoções humanas mal
qualificadas, que a tudo envolviam. Nestes momentos cruciais, a fé é o único
recurso de sustentação! O fato dele ter permanecido ali, em pé, sem comer, apenas
aguardando firmemente também tem um profundo sentido: Conforme nos ensina a
Teosofia, através da leitura dos significados qualitativos dos números[3], o quatro está relacionado
ao chacra cardíaco, nosso estado de consciência relacionado ao afeto e à resolução
dos conflitos entre apego e desapego e o cinco corresponde ao chacra laríngeo
do pensamento e da resolução entre os conflitos entre o certo e o errado, que
tantas polarizações e discussões acirradas causam neste momento de Transição
Planetária, dividindo as famílias e a sociedade, através de da guerra
informacional das narrativas[4], que tem justamento este
objetivo de gerar separatividade, para enfraquecer a resiliência a força de
ação. Misteriosamente, a única indagação para a qual não encontrei uma resposta,
foi: Como Caramelho subiu num telhado inclinado? O que você, que está lendo
este artigo, pensa ou sente sobre isso?
Sueli Meirelles,
em Nova Friburgo, 14 de maio de 2024
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Consciência Planetária.
Site: www.institutoviraser.com
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[1]
Link para a apresentação do livro “Linguística para Mediação de Conflitos: Prof.
SUELI MEIRELLES: LINGUÍSTICA PARA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: pessoais, familiares,
profissionais e sociais E-BOOK (sueli-meirelles.blogspot.com)
[2]
Carl Gustav Jung (/ˈjʊŋ/; Kesswil, na Turgóvia, Suíça, 26 de julho de 1875 – Küsnacht, em Zurique, Suíça, 6 de junho de 1961) foi um psiquiatra, psicanalista[3][4] e psicoterapeuta suíço, fundador da psicologia analítica. Com um legado influente nos campos da psiquiatria, psicologia, ciência da religião, literatura, criou alguns dos mais conhecidos conceitos psicológicos,
incluindo a distinção entre personalidade extrovertida e introvertida, as ideias de arquétipo e de inconsciente coletivo, bem como a noção de sincronicidade. (Fonte: Carl Gustav Jung –
Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org))
[3]
Link para o texto sobre o Poder dos Números: BLOG
DO CARROSSEL DE LUZ - NUPES - Núcleo de Pesquisas sobre Fenômenos
Psico-Espirituais: O PODER DOS NÚMEROS - Capítulo 25 da Apostila do Carrossel
de Luz
[4]
Link para o arigo “A Estrutura das Narrativas: Prof.
SUELI MEIRELLES: A ESTRUTURA DAS NARRATIVAS - Comunicação
(sueli-meirelles.blogspot.com)