Embora a linguagem seja um
poderoso instrumento de comunicação, nem sempre ela é utilizada de forma
adequada. O conteúdo de uma mensagem corresponde a apenas 7% da comunicação; os
93% restantes são constituídos pelo tom de voz, expressão fisionômica, postura
corporal e demais aspectos não verbais e inconscientes da comunicação, capazes
de produzir efeitos positivos ou negativos sobre a comunicação, muitas vezes de
forma aleatória à vontade do comunicador.
Cerca
de 90% do comportamento do falante é influenciado pelos arquétipos ou modelos
inconscientes, registrados através de sons, imagens e/ou sensações, com base
nas experiências por ele vivenciadas no decorrer dos tempos. A partir da
ressignificação, ou seja, da atribuição de novos significados mais positivos a
estes registros, torna-se possível uma profunda transformação do comportamento
expresso.
Tomando
por base os conhecimentos da Programação Neurolingüística, teoria da
comunicação desenvolvida por Richard Bandler e John Grinder, adaptada à
compreensão integral do Ser Humano, enfocamos, neste livro, os aspectos
fundamentais de estruturação e conteúdos psicológicos comuns à língua
portuguesa, essenciais para uma atuação terapêutica efetiva, que permita ao
cliente reprogramar suas estruturas lingüísticas.
Quando
utilizamos os fundamentos da Neurolingüística, dentro de uma visão
transdisciplinar do ser humano e, principalmente dentro do contexto
sociocultural específico dos
brasileiros, promovemos uma adaptação desses conhecimentos às nossas
características pátrias, considerando, principalmente, a flexibilidade que nos
identifica. Quando nos libertamos dos passos propostos pela neurolingüística
clássica, para nos deixarmos guiar pelos passos dos próprios clientes, somos
por eles conduzidos a incríveis descobertas sobre o inconsciente humano.
Dentro
desse enquadre (se é que ainda pode ser assim chamado) amplo e livre, o
conhecimento e a compreensão da linguagem metafórica ou simbólica, linguagem
característica do inconsciente, permite ao psicoterapeuta orientar apenas o
processo (o como) de comunicação,
facilitando a rearmonização do cliente, sem a interferência de mecanismos
defensivos, mas, preservando, acima de tudo, o direito de cada indivíduo às
suas escolhas, valores e objetivos de vida (o conteúdo). Dessa forma, preservam-se os mais altos princípios
éticos exigidos do psicólogo, enquanto profissional de saúde mental e cidadão,
agente de transformações sociais.
Á
partir do conhecimento profundo das estruturas lingüísticas, objetivamos
preparar hermeneutas, ou seja, intérpretes da linguagem inconsciente, aptos a
facilitar a rearmonização do totem da inteireza humana.
Adquira já o seu e aprenda a pescar os peixinhos da comunicação no rio do discurso. Acesse:
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DEPOIMENTOS DE PARTICIPANTES DO CURSO DE
LINGUÍSTICA PARA MEDIAÇÃO DE
CONFLITOS
1. “Foi
um aprendizado de forma descontraída, no qual o conteúdo foi dado de maneira
leve, possibilitando a interação entre as pessoas”. (Ana Patrícia de Faria
Carneiro – Médica Veterinária/Profissional Liberal).
2. “Foi
um dos cursos mais significativos que eu fiz até hoje. O que mudou internamente
em mim é difícil de descrever em palavras”. Hoje, tenho outra visão de mundo, e
interna, muito melhor”. (Cézar Luiz de
Araújo – Engenheiro Eletricista).
3. “Um
divisor de águas, já que lido muito melhor com pessoas. Algumas vezes, posso
atuar antes mesmo que um conflito se instale”. (Gilmar Fortes Lopes – Gerente
de Operações na Oceaneering).
4. “Enorme
gratidão pela oportunidade de realizar esse curso, pois modificou-me profundamente,
no sentido de tornar-me uma pessoa mais tolerante, compreensiva e sensível às
posturas e colocações das outras pessoas, inclusive comigo mesma.”(Jamila
Machado Aquini – Engenheira Sanitária – Águas de Nova Friburgo).
5. “Este
curso deveria ser apresentado à OAB e às empresas, pois irá reduzir muitos
conflitos” (José Rangel Rosa – Advogado).
6. “O
curso possibilitou uma comunicação mais eficiente e assertiva, e uma mudança
interna em relação a me colocar mais diante de situações conflitantes, obtendo
mais harmonia e sucesso.” (Leila Mara Pinel – Psicopedagoga da Rede Estadual de
Ensino).
7. “De
modo inestimável, o curso faz mudanças profundas em visões errôneas e sem
entendimentos do outro, em mim. Acredito que sai de um padrão e evoluí para um
novo estado. (Liliane Mozca – Jornalista).
8. “Aprendizado
muito enriquecedor e útil para a vida pessoal e em sociedade. Despertamento
para o uso da palavra de forma construtiva, fraterna e conciliadora. Identifico
a importância de participar em novo curso, para melhor fixação da aprendizagem
tendo em vista a lentidão da assimilação pessoal”.
9.
Excelente! Muito obrigado pelo tempo em que eu
participei deste curso. Houve uma melhora substancial na minha comunicação. A
diversidade multidispiplinar do curso foi ótima.”. (Raul Alves de Almeida –
Técnico Operacional na Oceaneering)
10.
“Foi muito bom! Significou uma mudança de vida,
transformação das minhas idéias, meus costumes e minhas relações com as pessoas.
Hoje, sou mais livre, mais feliz. Muito obrigada por esta oportunidade!” (Sueli
Ferreira de Araújo – Dona de Casa, Mãe e Avó).
Email: suelimeirelles@gmail.com
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