Tradução

terça-feira, 15 de novembro de 2022

PRAÇA DO SUSPIRO - Reflexão

                                                            Capela de Santo Antônio

                Ahhh! Que nome inspirador! Um dos pontos turísticos mais visitados de Nova Friburgo, a Praça do Suspiro tem muito a nos dizer, através dos diferentes espaços, que nela estão situados: Seu principal ícone, a Capela de Santo Antônio e São Francisco de Assis[1], foi construída em 1884, por um imigrante português, em agradecimento por ter sobrevivido ao  risco de naufrágio no mar bravio, em sua vinda para o Brasil, ainda no tempo do Império.

                Em 2011, bastante afetada pela tempestade que se abateu sobre a cidade de Nova Friburgo, a Capela foi completamente restaurada, voltando a cumprir sua função de espaço de fé, nos dias atuais. Mas, o que esta praça nos diz, nesta data de hoje, através da linguagem silenciosa de espaços com tão diferentes funções? Vamos compreendendo por partes!

                Do seu lado direito, está situada a Praça das Colônias[2], que reverencia a cultura das 10 colônias de imigrantes, que vieram para a região serrana, também no tempo do império, mostram-nos a possibilidade de convívio pacífico entre diferentes culturas e nações, que reverenciam suas próprias raízes, bandeiras e tradições. Nela, ainda precisamos acrescentar a colônia indígena, dos primeiros habitantes do continente.

                Ainda à direita, encontramos o Teatro Municipal de Nova Friburgo[3], onde as peças apresentadas contam histórias que retratam as vivências humanas, no palco da vida, através dos tempos, como dados culturais que nos ensinam preciosas lições, como tão bem relatado por Shirley Maclaine, em seu livro “A Vida é um Palco”.[4]

                Do lado esquerdo da Capelinha, temos o Tiro de Guerra[5], espaço de alistamento militar do Exército Brasileiro, com seu Lema: Braço Forte – Mão Amiga onde, nesta data de 15 de Novembro de 2022, patriotas brasileiros (as) envoltos (as) nas cores nacionais, empunham nossa Bandeira[6] e cantam nosso Hino[7], pedindo socorro para a preservação da liberdade de expressão e resgate dos valores essenciais de nosso povo, entremeados pelo Pai Nosso[8] e pela Ave Maria[9], às três horas da tarde (3 – Vibração do Amor, segundo a Teosofia).  Então, com muita Fé, pedimos: _Senhor, escutai as nossas preces!!! E que tudo se resolva, em cumprimento às Leis Divinas, neste momento em que as leis humanas estão sendo tão desrespeitadas!...

                Que Também possamos resgatar a alegria dos bons momentos de descontração guardados pelas memórias do Teleférico de Nova Friburgo[10], que nos eleva até o alto da Montanha, onde podemos ampliar nossas consciências e visão de mundo, para descortinarmos novos horizontes e possibilidades... Mas, quem olha lá de cima pode descobrir, num pequeno platô, com acesso entre a Capelinha e o Tiro de Guerra, a Praça dos Trovadores[11], que nos convida a mais importante reflexão sobre os ensinamentos  silenciosos, deixados pela Praça do Suspiro, para restabelecermos a síntese entre nossas visões polarizadas, através deste Poema:

“Poesia” [12]

A poesia, quem diria.

Como me alivia.

Com seu ritmo cadenciado,

Acalma o coração tumultuado,

Trazendo a reflexão,

Da essência de cada questão.

Esvazia-me tanto das mágoas,

Como libera as boas águas,

Que fluem do coração.

Eleva o meu espírito,

Tornando-o mais cristão.

Revelando o SER que me habita,

Em sua plena dimensão.

E este Cristo revelado,

 Assim redimensionado,

Mostra-me que a poesia,

É uma forma sadia,

De me colocar em dia,

Com a essência do meu Ser,

Conseguindo melhor viver,

Até que a vida inteira,

 Poesia possa ser.

Sueli Meirelles, Nova Friburgo, em 15 de Novembro de 2022.

 

Comente, Deixe seu like, compartilhe e ajude a formar a Massa Crística da Nova Consciência Planetária!

Whatsapp: 55 22 99955-7166

Email: suelimeirelles@gmail.com

Site: www.institutoviraser.com

 

 



[2] Link para os dados sobre a Praça das Colônias: mailto:https://descubranovafriburgo.com.br/praca-das-colonias/

[3] Link para os dados sobre o Teatro Municipal: https://descubranovafriburgo.com.br/teatro-municipal-laercio-ventura/

[8] Link para o Pai Nosso de Marcus Viana: https://www.youtube.com/watch?v=cLE07TZyICM

 

[9] Link para a Ave Maria de Marcus Viana: https://www.youtube.com/watch?v=qtCJWTlJphY

[10] Link para os dados sobre o Teleférico de Nova Friburgo: https://descubranovafriburgo.com.br/teleferico/

[11] Link para os dados sobre a Praça dos Trovadores: https://descubranovafriburgo.com.br/nova-friburgo-cidade-das-trovas/

 

terça-feira, 1 de novembro de 2022

DIAS NEBULOSOS - Política

 

            Assim estava o céu do nosso país, no dia 31 de Outubro de 2022.  O céu turvado por nuvens densas espelhava o sentimento da grande multidão que esteve nas ruas, durante várias ocasiões, depois da comemoração da Independência do Brasil. Desde então, ainda convivemos com a guerra informacional e desestabilizadora, que confunde a maioria das pessoas e separa famílias, amigos e se traduz em agressões verbais e rótulos pejorativos das pessoas cujas falas impulsivas expressam seus conflitos emocionais mal resolvidos.

            No silêncio da expectativa de um pronunciamento do governo, as imagens televisivas mostram o incêndio no Centro de Abastecimento do Rio de Janeiro, onde populares saqueiam as lojas e, mesmo sendo filmados, fazem o sinal do seu representante favorito, com grande alegria pela conquista da liberdade de saque, numa terra sem lei.

            Diante de tudo isso, olhamos para as densas nuvens que obscurecem a definição dos possíveis cenários do nosso país. Para onde estamos sendo conduzidos? O que será do futuro dos nossos pequenos, a quem já foram passadas tantas informações distorcidas, no longo processo de desconstrução de valores essenciais, a que foram submetidos, através das escolas que deveriam prepará-los para o futuro profissional e para o convívio social harmônico?

            Mas sabemos que acima das nuvens densas que ainda permanecem, brilha a energia da Nova Consciência. Enquanto isso, cada um (a) poderá vivenciar, na prática do dia a dia, a nova realidade social do modo como quer lidar com os bens materiais, seu ou de outros, como vai usar sua liberdade sexual e lidar com as relações de autoridade, respeitando-as ou não, segundo seu livre arbítrio e escrevendo novas páginas da história deste país. Depois que as nuvens se dissiparem, livres dos desejos manipulativos do ego, cada um (a) poderá acessar, no próprio coração, o verdadeiro significado do amor que acolhe, reconhece e respeita o (a) outro (a) como a si mesmo. E quando fizer isto, despertará para a quinta dimensão vibracional, onde toda informação será trazida à Luz da Consciência Superior, para que cada pessoa possa discernir entre positivo e o negativo que expressa, através de pensamentos, sentimentos, palavras e ações. Então, melhores dias virão!...

                                           Sueli Meirelles, em Nova Friburgo, 31 de Outubro de 2022

Se você gostou deste artigo, comente, deixe o seu Like, compartilhe e ajude a formar a Massa Crística da Nova Consciência Planetária.

Whatsapp: 55 22 99955-7166

Email: suelimeirelles@ gmail.com

Site: www.institutoviraser.com