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terça-feira, 23 de abril de 2013

ONDE ESTÁ O VALOR DO DINHEIRO


         
  
As civilizações primitivas não utilizavam dinheiro, mas um sistema de trocas de mercadorias. Com o aumento do comércio entre os povos, o sistema de trocas deixou de atender à complexidade cada vez maior da atividade comercial, surgindo a necessidade de um elemento de compensação para as diferenças de valor entre as mercadorias. Assim surgiu o dinheiro, que desde a forma mais conhecida na Antigüidade (as moedas de ouro), até o moderno papel-moeda e o ultra-moderno cartão magnético, vem  exercendo  fascínio sobre os homens, impelindo-os á toda sorte de desatinos. Quando correlacionamos o valor atribuído ao dinheiro, com os centros de energia do corpo humano, conhecidos também há milênios pela medicina oriental, entendemos como esse mecanismo psíquico funciona.
            Os seres humanos possuem sete centros energéticos ou chacras, cada qual ligado a um plexo glandular e a comportamentos específicos:
            O chacra básico, que corresponde às glândulas supra-renais ou adrenais, está associado aos comportamentos de luta e fuga, levando as pessoas nas quais predomina este chacra, a utilizar o dinheiro para proteger-se em relação aos seus semelhantes, pelo medo de perdê-lo ou a lutar por ele, mesmo que isto chegue ao extremo de ter como custo a vida do próximo.
            Quando o chacra sexual ligado às glândulas sexuais, predomina numa pessoa, esta destinará o dinheiro á evitação de tudo aquilo que lhe causa dor e à busca de situações que lhe proporcionam prazer, podendo passar a viver esta dualidade, durante toda a sua existência.
            Quando o chacra esplênico ligado ao baço, predomina sobre o psiquismo, a pessoa dedicará todos os seus recursos financeiros à obtenção de status e poder sobre os outros, evitando situações de submissão ou subordinação, tendo como principal objetivo, alcançar as melhores posições na pirâmide social, na qual está inserida.
            Pelo predomínio do chacra cardíaco, relacionado à glândula Timo, no peito, a pessoa utilizará seus recursos financeiros para a conquista de objetos ou pessoas, aos quais se apegará afetivamente, retendo-os perto de si, numa expressão de extremo sentimento de posse. No sentido positivo, neste nível, o dinheiro já poderá ser utilizado de forma altruísta e solidária, para ajuda ao próximo.
            Quando comandado pelo chacra laríngeo, relacionado à glândula tireóide, o uso do dinheiro poderá ser destinado para a multiplicação de obras positivas ou para atos criativos em qualquer campo de atividade humana, sempre de forma construtiva.
            Nos casos em que o uso do dinheiro é orientado pelo chacra frontal, ligado à glândula pituitária e à intuição, ele será colocado a serviço de evitar o mal e produzir o bem, em relação à própria pessoa que o possui, ou aos seus semelhantes.
            Quando o uso do dinheiro está a serviço do chacra coronário, ligado à glândula pineal, ele passará a ser um meio de promover a evolução humana, destinando-se a adquirir tudo aquilo que seja útil a este objetivo.
            Embora na sociedade moderna o dinheiro continue sendo apenas um instrumento de troca de mercadorias, em função do predomínio do pensamento materialista, ele ganhou até uma espécie de identidade própria, expressa por jargões financeiros que lhe atribuem comportamentos assim definidos: O “mercado financeiro ficou nervoso” ou “ficou agitado”, ou ainda “ressentiu-se” com a guerra no Oriente Médio ou com possíveis decisões políticas, que contrariem interesses de grandes corporações transnacionais. Como nas antigas civilizações pagãs, o dinheiro assume o status de divindade benfazeja ou malfazeja, que precisa ser cultuada, para que não deixe de atender aos seus devotos, ou aplacada em sua ira, para que não os destitua de seus favorecimentos, criando uma egregora mental e coletiva, em que aqueles que o possuem temem perde-lo e aqueles que não o tem, temem nunca chegar a tê-lo.
            Em nossa sociedade consumista, o dinheiro vem se tornando cada vez mais escasso para atender a todos os desejos gerados pela intensa propaganda de bens de consumo, diariamente presente nos meios de comunicação de massa.
            O que nos surpreende e conduz à reflexão, em todo esse processo é saber que o valor do dinheiro não é condição intrínseca do pequeno pedaço de papel moeda, mas depende do grau de importância e da destinação que lhe atribui a mente humana, em função de seus valores de vida.

                                                            SUELI MEIRELLES

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