Tradução

domingo, 14 de abril de 2013

ÉTICA E TECNOLOGIA


           
Já há alguns anos, a mídia exerce a função de trazer a público, toda sorte de desvios éticos, nos vários segmentos da sociedade. Nossas feridas sociais estão mais expostas do que nunca: Babás que espancam bebês; acompanhantes que espancam idosos até a morte; pais que matam filhos e filhos que matam pais; políticos que se corrompem, em negociatas escusas; juízes que se vendem ao poder paralelo; ”aviões” do tráfico de drogas, levando desespero e morte às famílias já mal-estruturadas. Como no Apocalipse Bíblico, a Besta está solta! Vista por este ângulo concreto, nossa civilização decadente, entra em sua fase autofágica, alimentando-se de seus próprios detritos. Os valores morais da velha civilização, já apodrecidos, fertilizam a Terra, preparando-a para uma nova semeadura.
            Quando olhamos todos estes acontecimentos, certemente nefastos aos olhos do mundo, com a sabedoria que a própria história da humanidade nos traz, compreendemos que as civilizações nascem, crescem e morrem, dando lugar a novos modos de ser e de pensar.
            Quando olhamos para estes acontecimentos com os olhos, os ouvidos e os sentimentos das grandes tradições de Sabedoria Milenar da humanidade, compreendemos este momento como uma transição planetária, na qual teremos que obrigatoriamente trazer à consciência nossos “demônios internos”, nosso lado mais feio, nossa sombra evolutiva, para que ela seja conhecida e dissolvida à luz de uma nova consciência e de uma nova ética. Mesmo que todo este processo esteja acontecendo sem a compreensão da maioria das pessoas envolvidas, ele segue inexoravelmente o seu rumo, movido pelo quantum de energia mental e emocional daqueles que já alcançaram um novo patamar evolutivo e estão sequiosos por justiça, equilíbrio e harmonia. Todas as vezes que um determinado número de elementos de uma espécie alcança um novo padrão, ocorre um salto quântico, que eleva toda a espécie a este novo patamar. Em obediência ás Leis Evolutivas, a espécie humana, em sua maioria cega para o sentido da própria existência, é conduzida ao seu destino, seguindo o rumo do aperfeiçoamento. E para que este objetivo seja alcançado, é necessário que todo o mal seja expurgado; e para que todo mal seja expurgado, ele precisa ser conhecido e desvalorizado, perdendo o seu poder coercitivo, pela própria banalização de tudo que é vil, até chegar a um ponto em que ninguém lhe dê atenção, por sentir-se saturado de tanta podridão. A própria banalização da morte, ceifando vidas de modo tão estúpido e cruel, leva as pessoas a buscarem um sentido para tanta incoerência. As antigas instituições da velha civilização apodrecida, não servem mais de garantia para o cidadão. Não existe mais segurança em nenhum lugar, exigindo que cada um busque a segurança dentro de si mesmo. Não existem mais cadeados, trancas ou quaisquer artifícios inventados pelo homem, que possam coibir toda a insanidade humana emergente. “Haverá um tempo em que um não poderá fazer pelo outro. Quem estiver no telhado não desça; quem estiver no campo não volte à casa”, diz a Sabedoria Milenar, mostrando-nos que o fator determinante, neste momento de transição evolutiva, é o padrão interno de cada um.
            Embora aos olhos do mundo o caos esteja reinando, de modo sutil, a Lei Evolutiva coordena os acontecimentos, promovendo a grande faxina no interior do homem. Como um grande Raio-X da humanidade, a mídia detecta o “câncer” que precisa ser extirpado. Todos os dias, nos noticiários, as doenças sociais são diagnosticadas; os doentes civilizatórios são identificados. Toda a tecnologia criada para servir ao homem transforma-se, por Leis Sábias, no melhor instrumento a serviço da evolução da espécie.
            Durante algum tempo (anos, séculos, quem sabe?) este processo estará ocorrendo, até que todos estejam cansados de tantos desatinos, buscando dentro de si mesmos o que restou de positivo; aquela essência perfeita esquecida pela mente consciente, nos recônditos da própria alma. E então o caminho de retorno terá início, sem imposições de quem quer que seja, mas apenas pelo esgotamento da própria iniqüidade humana, levando cada um a dizer um basta ao mal dentro de si mesmo. E no futuro, em dia histórico para toda a humanidade, ainda a ser marcado, o dia universal da ética, em todas as praças, de todo o mundo, seres humanos conscientes da própria evolução, estarão reunidos para queimar todos os arquivos em que a tecnologia registrou este triste período da nossa história. E nesse novo tempo, muitos ficarão admirados diante do fato de que ele tenha, realmente, existido...

SUELI MEIRELLES

Nenhum comentário:

Postar um comentário