Tradução

quinta-feira, 16 de maio de 2013

PARABÉNS NOVA FRIBURGO

           
Com olhar forasteiro, de quem veio do caos social dos grandes centros urbanos, onde nada disso existe mais, acompanho os festejos dos 195 anos de Nova Friburgo. Cento e noventa e cinco anos! 1+9+5= 15 = 6, ano de fé, segundo a Geometria Sagrada. Que Assim Seja! Fé no recomeço; fé na reconstrução; fé nas possíveis melhorias. Assim foi dito: Reconstruir, ainda melhor do que antes...
            16/05/13, data festiva da cidade quase bicentenária...
Abrindo o desfile cívico, as Forças Armadas. A Marinha, vestida de branco. Armada de Paz. Guerras, nunca mais! Em seguida, o Exército, mantendo a Ordem e o Progresso, como está escrito na tremulante Bandeira Nacional. Depois, a Polícia Militar, cuja função terá sido concluída, quando não mais se fizer necessária. Educar para não prender! Este será o grande desafio.
            Desfilam também as Associações: APAE, ROTARY, LIONS, LAAJ, e tantas outras mais. Mães orgulhosas e dedicadas apresentam suas missões terrenas de cuidar de filhos diferentes, num belo exemplo de inclusão social. Diferentes somos todos nós. Semelhantes mas não, iguais... Convidam-nos também a reflexão, redimensionando as dificuldades imaginárias, que nós mesmos criamos e que, muitas vezes nos impedem de mostrarmos o quanto somos capazes... Clubes de Serviço, que procuram auxiliar, de forma expontanea, naquilo que seja possível. Faça o que puder, mas faça! É um bom lema para começar. Velhinhos acolhidos, no final da Escola da Vida. Belos exemplos de solidariedade. Como nos convida o Jornal VOZ DA SERRA, não basta amar a cidade. É preciso fazer mais. Então, mãos à obra, por onde der para começar...
            Povo nas ruas, em passeio descontraído da grande família friburguense. Caldeirão cultural onde se reúnem tantas e diferentes tradições. Não por acaso, 12, mas, respeitando os povos mais antigos, 13, para incluir a cultura Pan-Africana, ancestrais da terra que vem ocupar o seu legítimo lugar. Justiça seja feita! Ainda é tempo de resgatar.
            Em seguida, os alunos dos educandários. Esperança do porvir, aprendendo os valores essenciais, que não podem faltar. Quem sabe, eles poderão nos educar? Sementes de novos seres humanos, que vem para nos iluminar...
Encerrando o desfile, a também aniversariante e centenária Banda Euterpe Friburguense, brinda-nos com o tradicional “Parabéns para Voce”. Além mar, onde tudo começou, a Banda Campezina, apresentando-se na Suiça, fortifica a ponte cultural entre os dois países. Arco-Íris, Sagrada Aliança, que vem nos abençoar. Que ele nos revigore, motivando-nos a continuar:
            Que o Azul da Vontade Divina nos impulsione novamente; que o Dourado da Sabedoria, esteja presente em nossas ações; que o Rosa do Amor nos traga a consciência da Unidade; que o Branco da Paz nos sustente; que o Verde do Equilíbrio nos preencha; que o Vermelho da Fé, mantenha o entusiasmo e que o Violeta da Misericórdia acenda a Pira Sagrada, transmutando em luz todo o sofrimento passado; ajudando-nos a colher preciosas aprendizagens de tudo o que foi vivenciado.
            Que acima de tudo, aqueles que tem em suas mãos o poder das decisões, sejam despertados pelo Amor e pelo Conhecimento, intuindo soluções, para que possamos transcender as dificuldades acumuladas ao longo do tempo. QUE DEUS ABENÇÕE NOVA FRIBURGO.
                                                               SUELI MEIRELLES: Cidadã Adotiva de Nova Friburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário