Tradução

terça-feira, 15 de outubro de 2013

HIPNOTERAPIA


            Hipnoterapia é o tratamento psicológico realizado com técnicas de hipnose. Desde as civilizações mais antigas, este método de cura era utilizado pelos sacerdotes, que exerciam o papel de curadores, antes do surgimento da medicina. Eles acreditavam que era possível alcançar-se a cura, através do uso da imaginação.
            Durante séculos, a hipnose ficou relegada à condição de crendice, até que, no século dezoito, começou a ser pesquisada por Franz Anton Mesmer que, por esse motivo, sofreu o descrédito da comunidade científica da época.
            Somente no final do século dezenove, a hipnose entrou em sua fase científica, a partir dos estudos de James Braid, que despertaram o interesse das escolas francesas de ciência, uma delas liderada pelo médico Jean-Martins Charcot. Em 1889, realizou-se o I Congresso Internacional de Hipnotismo Experimental e Terapêutico, no qual estiveram presentes William James (pioneiro das pesquisas em psicologia), Cesare Lombroso (criminalista italiano), e o jovem psiquiatra Sigmund Freud (criador da psicanálise), dando surgimento aos primeiros livros e revistas de caráter científico, sobre o estudo da hipnose.
            Nessa fase, já considerada científica, pesquisava-se os efeitos da hipnose sobre os sintomas e as suas causas, bem como os resultados obtidos, mais ainda não se compreendia os seus mecanismos inconscientes.
            Já no século XX, o médico americano Milton Erickson, desenvolveu um método pessoal de aplicação da hipnose, que chamou a atenção do meio científico, pelos resultados alcançados sobre a transformação do comportamento. Seu trabalho, nos anos 70, tornou-se objeto de estudo de dois pesquisadores John Grinder (lingüística) e Richard Bandler (psicólogo, matemático e técnico em computadores) que em estudos para Dissertação de Mestrado, descobriram que a mudança de comportamento poderia ser alcançada com a identificação da maneira como o paciente registrava, em seu cérebro, suas experiências de vida. Unindo os conhecimentos de fisiologia humana e computação, Grinder e Bandler desenvolveram a Programação Neurolingüística (PNL), traduzindo a metodologia intuitiva de Milton Erickson, numa linguagem técnica compreensível e utilizável por todos os psicoterapeutas, inaugurando uma nova era na aplicação da hipnose para fins clínicos, que passou a ser denominada Hipnose Ericksoniana.
            Esta forma de hipnose conduz o paciente a um estado de transe (ampliação de consciência), durante o qual ele permanece consciente, acessando, neste estado mental superior, sua Sabedoria Interna, onde estão seus melhores potenciais de solução de problemas.
            Neste processo, o hipnoterapeuta estabelece contato direto com o inconsciente do paciente, identificando os registros, positivos ou negativos (arquivados na forma de imagens, sons e sensações), que comandam todos os padrões de comportamento expressos na vida diária. Quando o comando inconsciente (software) é reprogramado, de sua condição negativa para uma condição positiva, através do esvaziamento das cargas emocionais que o alimentam, o comportamento é transformado.
            Quando, por exemplo, o hipnoterapeuta identifica os significados atribuídos a um sintoma, promovendo a liberação das cargas emocionais que o acompanham, o sintoma é esvaziado, deixando toda a energia vital nele contida, disponível para a vida produtiva.
            Sempre que uma pessoa se encontra mental e emocionalmente prisioneira de alguma situação indesejável, ela gasta o dobro de energia para “superar” seus conflitos, reduzindo, consideravelmente, sua criatividade, capacidade de trabalho e alegria de viver, tornando-se depressiva, hipertensa, diabética; desenvolvendo síndrome de pânico, ou qualquer outro dos múltiplos sintomas resultantes do desgaste mental e emocional.

            A vantagem da Hipnose Ericksoniana está no tempo de resolução dos conflitos que, nessa metodologia, torna-se reduzido, pela profundidade de seu alcance e atuação direta sobre os padrões  inconscientes dos sintomas manifestados pelo paciente.

                                                                       SUELI MEIRELLES   Site: www.institutoviraser.com

 siga-me e ajude a formar a Massa Crítica para a Mudança de Mentalidade que todos nós desejamos no mundo.                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário