Tradução

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

A TORMENTA ESTÁ CHEGANDO



“A não violência é a arma dos fortes”
(Gandhi)


            Enquanto assistimos passivamente, no conforto de nossas poltronas, ao BIG BROTHER BRASIL, sem que estejamos percebendo estamos participando, também, do reality show da globalização, um fenômeno econômico identificado pela imprensa da área mundial, na década de oitenta, e que, desde então, vem sendo estudado pelos meios acadêmicos, em função dos seus efeitos positivos e negativos, na vida de toda a humanidade.
 A partir do desenvolvimento dos meios de comunicação, formou-se uma rede de intercomunicação que conecta, em tempo real, todo o planeta, promovendo uma compactação do tempo e um encurtamento do espaço, e obrigando-nos a uma convivência forçada, dentro do que hoje chamamos de “Aldeia Global”. Quer estejamos interessados ou não, modelos culturais dos países economicamente mais fortes chegam até nós, impondo-se sobre a cultura local. Sem que tenhamos percebido, fomos condicionados a usar roupas “Jeans”, o traje típico dos cowboys americanos, mesmo não cuidando de gado; bebemos Cola-Cola, num país rico em frutas, durante todas as estações do ano; “acreditamos” que os produtos importados são sempre melhores do que os nacionais, tudo isto em função dos maciços investimentos em propaganda comportamental, aos quais somos submetidos desde a infância. Sem que percebamos, as decisões econômicas dos países do chamado primeiro mundo, afetam nossas vidas, independentemente do ponto do planeta, no qual estejamos vivendo. A maneira como estes países lidam com os recursos naturais, principalmente com a água, já começam a nos afetar e, talvez quando acordarmos seja tarde demais. Nas últimas décadas, os países mais ricos têm investido pesadamente na aquisição de terras brasileiras, ricas em petróleo, água e biodiversidade. Desta forma, eles se preparam para o esgotamento desses recursos em seus países de origem, onde o desrespeito à natureza, abrevia, rapidamente, a possibilidade de permanência do homem, em regiões nas quais o desequilíbrio ecológico vem se tornando cada vez mais acentuado.
Na cidade de São Lourenço, Sul de Minas, a Nestlé desmineralizou as tradicionais águas da região, para comercializá-las através da marca “Pure Life”, e a Cola-Cola vem adquirindo terras, em lugares onde existem grandes reservatórios de água potável. Enquanto tudo isto está acontecendo, bem debaixo de nossos narizes, a terra, enquanto organismo vivo sofre as conseqüências dos desatinos cometidos em nome do poder e da ambição desmedida, daqueles para quem a vida se resume a uma existência, durante a qual, o desejo de lucro se sobrepõe à consciência do que possa resultar para as futuras gerações. Silenciosamente, gigantescos blocos de gelo desprendem-se do Continente Antártico, fazendo subir o nível dos mares e dessalinizando as suas águas, alterando o equilíbrio ecológico necessário para a manutenção de todas as formas de vida, inclusive a nossa. Em conseqüência disso, a ressonância Schuman (o fenômeno de aceleração do tempo de rotação da terra), também altera nossos ritmos biológicos, gerando stress e aumento dos índices de infarto. Ao mesmo tempo, as intensas explosões solares afetam as redes elétrica e também as nossas mentes. Sem que nos lembremos de que somos “parasitas” de superfície desse grande e maltratado organismo vivo que é a terra, contribuímos, com a nossa inconsciência, para que este processo caminhe, a passos largos, para o desencadeamento de uma reação ecológica global que, como no filme “O Dia Depois de Amanhã”, promoverá, através de catástrofes naturais, o retorno ao equilíbrio perdido, desta forma protegendo a vida maior do planeta, em detrimento da vida de seres humanos inconsequentes, e apesar da vida dos inconscientes, que nada fazem em relação a isso.

Mas, como reagirmos de forma pacífica? Em resposta, o grande mestre da não violência, Gandhi, nos convida ao desinvestimento de tudo aquilo que não contribua para o aperfeiçoamento do ser humano. Ele nos convida a fazermos uma avaliação diária, de todos os nossos comportamentos não ecológicos; de todo o consumismo desenfreado, com o qual procuramos compensar as nossas frustrações de vida; ele nos convida a não comprarmos produtos de empresas que não tenham uma política de respeito à ecologia; ele nos convida a refletirmos sobre os nossos conceitos de qualidade, principalmente de qualidade de vida, para que possamos perceber que, jamais a alcançaremos, enquanto o nosso conceito de qualidade estiver atrelado ao custo, à marca e aos modismos dos produtos que consumimos.

                                                   SUELI MEIRELLES   Site: www.suelimeirelles.com


 Siga-me, compartilhe e ajude a formar a Massa Crítica para a Mudança de Mentalidade que todos nós desejamos no mundo.

4 comentários:

  1. Nossa!!! Excelente!!!! Já li muito sobre meio ambiente, Ecologia e consumismo, mas nunca nada assim, tão lógico, tão compreensível e objetivo. Parabéns pela publicação. Com carinho e respeito,
    Marina Moreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina: Obrigada pela participação. Trabalho com mudança de mentalidade, resgatando valores humanos. Entre eles, o respeito pela Natureza à qual pertencemos. Fraterno Abraço.

      Excluir
  2. Concordo Sueli. E digo mais, isso está mais próximo da nossa realidade que imaginamos. Hoje em dia estamos sendo "influenciados" (para não usar o termo dominados) de todos os lados. Um exemplo disso, é que o IDV (instituto para desenvolvimento do varejo) diz que o varejo nunca esteve em situação melhor.
    Mas pera aí, de que varejo estamos falando? Do varejo do Seu João, da Dona Maria? NÃO! É de grandes empresas, Wall Mart, Carrefour, Ponto Frio.. Esse tipo de varejo, no final das contas não altera em nada a vida do povo brasileiro, exceto pelo fato de "aumentar o poder de consumo" comprando uma maquina em 300 parcelas. Estamos virando reféns do sistema.

    Ainda há a questão da agricultura no centro-oeste. É uma situação de dar pena! Nossa politica ambiental é fraquissima. O governo autoriza que pessoas juridicas desmatem mas faça o "reflorestamento".
    Mas ja pararam para se perguntar sobre o que é o reflorestamento!?
    Eles devastam uma área com mata nativa, com uma biodiversidade natural e rica, lar de muitos animais, usam a matéria prima e depois plantam EUCALIPTO. Sim, uma enorme área com plantações de eucalipto.
    Pera, mas e os animais que comiam as frutas daquele local? Daquelas diferentes árvores? E as plantas leguminosas que tinham importantíssimo papel no meio ambiente, (fixar no2 no solo)? Transformam toda aquela área em deserto verde! Sim, por que se transforma numa monocultura! E monocultura é um deserto verde não só pelo fato de ter apenas uma espécie plantada, mas em função da degradação do solo, da destruição do habitat de animais, que gera um enorme desequilibrio no ecossistema. Os animais daquele local migrarão para outros lugares, como novas florestas, ai ocorrerá a inserçao de um novo predador, e quando isso ocorre damos o nome de "praga". Enfim.. É lastimável!

    Sucesso! Seu blog é ótimo!

    Italo Facella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A agricultura do centro-oeste que é monopolizada por grandes empresas que exportam nossos produtos.**

      Excluir