Tradução

sábado, 16 de maio de 2020

LIVROS ATRÁS DE NÓS - Comportamento


Atualmente tenho assistido muitas Lives, todas com excelentes conteúdos. Por trás dos palestrantes, na maioria das vezes, uma estante com muitos livros, certamente porque eles estão falando, durante a Quarentena, a partir de seus escritórios residenciais. Com a repetição constante da cena, parei para pensar na quantidade de livros que já lemos e que acumulamos em nossas estantes. Senti como se eles quisessem me dizer alguma coisa, com suas constantes presenças. Parei para refletir sobre minha experiência pessoal com eles: Quando criança, minha irmã me dizia: _”Leia bastante, porque, um dia, você vai escrever um livro!”. Lembro-me também, de uma redação que escrevi na época do Ensino Fundamental: “Gosto de Livro”, quando ainda existia acento circunflexo diferencial, para significar paladar. Ler é muito gostoso! Aos dez anos, ganhei, como presente de Natal, a coleção infantil de Monteiro Lobato, dezessete livros de pura viagem cultural. E assim foi, no decorrer da juventude e na fase adulta, durante a Graduação em Psicologia, durante o mergulho profundo na literatura espiritual, durante a Pós-Graduação em Clínica, cursos na UNIPAZ, acolhimento ao CIT, Congressos e apresentações de trabalho. Duzentos, trezentos, quatrocentos livros, que foram se acumulando e me renderam muitas páginas de citações bibliográficas, sempre úteis para quem escreve.
Por circunstâncias de algumas mudanças de residência, eu optei por guardar aqueles livros que eu ainda poderia ter a necessidade de reler ou consultar e comecei a doar os outros, escolhendo a dedo o endereço de quem deles poderia fazer muito bom uso e proveito e fui esvaziando as prateleiras das minhas estantes. Quando penso neste processo, pergunto-me sobre a possibilidade de que cada cidade venha a ter uma extensa Biblioteca, com livros doados por todos aqueles que já saborearam seus preciosos livros e que podem, agora, deles abrir mão, em favor daqueles que não têm acesso a este delicioso alimento para o coração, para a mente e o espírito. Não estariam os livros, atrás de nós, dizendo-nos que são gratos por terem feito parte do nosso passado de aprendizagem e que gostariam de poder alimentar novas e ávidas mentes, desejosas de saber? Sei que os livros não falam, mas tenho certeza de que eles gostariam de dizer isto. Fica aqui o recado!...

               Sueli Meirelles, em Nova Friburgo, 16 de Maio de 2020.

SUELI MEIRELLES - Especialista em Psicologia Clínica (Hipnose Ericksoniana, Regressão de Memória e Reprogramação Mental)Escritora e Palestrante.
Membro do CIT- Colégio Internacional de Terapeutas
Membro da ALUBRAT – Associação Luso Brasileira de Psicologia Transpessoal.
Whtasapp: 55 22 99955-7166
Email: suelimeirelles@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário