Tradução

segunda-feira, 15 de junho de 2020

O PISAR E O PESAR - Como desenvolver ponderação




            Seja dentro do próprio indivíduo, entre indivíduos, grupos, instituições ou nações, o conflito é o ponto onde duas forças contrárias se encontram, exigindo uma reorganização das energias e a busca de novos rumos.
            Pierre Weil, este Bandeirante do Descobrimento Humano, que foi o primeiro Reitor da UNIPAZ – Instituição de Educação para a Paz no mundo – nos oferece um poderoso e útil instrumento de solução de conflitos. Ele o denominou de PISAR... PESAR (PISAR - sigla composta pelas palavras: percepção > imaginação > sentimento> ação> reação. PESAR – sigla que representa a solução do conflito, pela substituição do processo de imaginação por uma estimativa, formando uma nova estratégia de ação: percepção> estimativa> sentimento> ação> reação).
            Uma reflexão mais aprofundada sobre as duas siglas, também nos revela alguns conceitos: o verbo pisar é a ação de por os pés sobre, calcar, espezinhar, aplicando o próprio peso sobre algo ou alguém, e exercendo sobre ela a ação da gravidade. O verbo pesar, por sua vez, é uma palavra polissêmica, que tanto pode ter o sentido de causar dor, como de avaliar o peso, ação normalmente feita com o auxílio de uma balança, que simboliza a própria justiça, traduzida em equilíbrio e ponderação. O termo imaginação refere-se à substituição da ação real, por uma série de imagens ou representações mentais, através das quais se busca compreender um acontecimento. Estimativa, também é uma palavra polissêmica, que tanto pode significar o ato de avaliar, como o sentimento de estima e amor, que uma pessoa tenha por algo ou alguém.
            A partir destes esclarecimentos, podemos acompanhar, através de um exemplo, o desenvolvimento do PISAR e do PESAR, numa situação de conflito:

O PISAR  (percepção> imaginação> sentimento> ação> reação)

Ocorrência: Pela manhã, na padaria, dou Bom Dia para o meu vizinho. Percepção: Não ouço nenhuma resposta.
Imaginação: Por que ele não me respondeu? Será que ele está aborrecido comigo? Mas, eu não lhe fiz nada! Ele é que é mal-educado.
Sentimento: Estou começando a sentir raiva desse vizinho.
Ação: Não vou mais cumprimenta-lo.
Reação do vizinho: Não sei o que aconteceu com o fulano, que ele não fala mais comigo, quando nos encontramos, pela manhã, na padaria.
Resultado: Uma inimizade gratuita, gerada pela falta de diálogo e esclarecimento.

O PESAR (percepção> estimativa> sentimento> ação> reação)

Ocorrência: Pela manhã, na padaria, dou Bom Dia para o meu vizinho.
Percepção: Não ouço nenhuma resposta.
Estimativa: Por que será que ele não me respondeu? Será que ele está aborrecido comigo ou será que está apenas distraído? Não tenho como saber o que acontece dentro de outra pessoa, se ela não me falar. Estou apenas pressupondo ou imaginando os motivos dele, mas não tenho como saber a verdade, se eu não lhe perguntar. Vou cumprimenta-lo novamente. Talvez eu tenha falado baixo demais.
Sentimento: Sinto-me aberto e disponível para continuar a conviver bem com o meu vizinho.
Ação: Bom Dia!  (com um sorriso).
Reação: Oi, Bom Dia (com um sorriso). Eu estava aqui tão distraído, tentando me lembrar do que minha esposa me pediu para comprar, que nem tinha visto você.
Percepção: Meu vizinho sorriu para mim.
Sentimento: Gosto do meu vizinho e me sinto correspondido neste sentimento de fraternidade.
Ação: È assim mesmo. A vida de hoje é muito corrida (compreensão dos reais motivos do vizinho, para não lhe ter respondido)
Reação: Cumprimentar o vizinho, sempre que se encontrarem.

            Como vimos, a chave de solução de todos os conflitos é a estimativa, a qual pode ser traduzida como uma predisposição nossa para estabelecermos relações interpessoais, com base na verdade dita com amor. E isto vale tanto para a resolução de conflitos dentro de nós mesmos, quando nos dispomos a um diálogo aberto, amoroso e verdadeiro, com nossos próprios sentimentos, como para a solução de conflitos com todos aqueles com quem convivemos, na família, no trabalho ou na sociedade. Podemos, desse modo, transformar os conflitos em oportunidades de crescimento interior e de construção da PAZ, que todos nós tanto desejamos encontrar, dentro e ao redor de nós...

Deixe seu comentário, deu Like, compartilhe e ajude a mudar as relações sociais.




SUELI MEIRELLES: Psicóloga Clínica do CIT – Colégio Internacional de Terapeutas e Coordenadora do CIT/Nova Friburgo.
 Hipnoterapeuta e Terapeuta de Regressão. CRP 05/RJ/11601
 Psicóloga Transpessoal, Professora e Pesquisadora, Fundadora e Coordenadora do CARROSSEL DE LUZ – Grupo de Pesquisas Noéticas
Membro do CIT/ALUBRAT
Consultora em Desenvolvimento Humano, Saúde Integral, Ecologia Integral e Educação para a Paz.
Cel (22) 999.557.166



Um comentário: