Tradução

sábado, 3 de março de 2012

CONVERSANDO COM OS LEITORES

Caros Leitores:

            Um profissional de psicologia tem por tarefa respeitar e resgatar a sabedoria interna de seus clientes, ajudando-os a se tornarem agentes de transformação de suas próprias histórias. Nesse contexto, não há espaço para a opinião pessoal do terapeuta. Seus valores, pensamentos e sentimentos ficam guardados, para ceder espaço  à reconstrução da identidade do cliente.
            Quando comecei a escrever como colunista semanal para o JORNAL DE HOJE, há cerca de vinte anos, a convite de seu Diretor, Walceyr de Almeida, ganhei o espaço e a oportunidade de poder me colocar como pessoa e como cidadã, para dizer o que penso e o que sinto, sobre este mundo em que vivemos. Meu principal objetivo, ao escrever, sempre foi provocar uma reflexão sobre este momento de transição civilizatória. Um momento único, em que o sofrimento traz o crescimento e o desejo de construção de uma vida melhor. No decorrer desse tempo, tive a grata satisfação de encontrar nas ruas da cidade, leitores que vinham me falar sobre os artigos que eu havia publicado, dando-me um feedback positivo do meu trabalho. Cada vez que isso ocorreu, senti-me incentivada a continuar escrevendo, mesmo que fosse num pequeno espaço de tempo, nos primeiros minutos da madrugada, resistindo ao cansaço de um longo dia de trabalho.
            Quando fiz palestra no Café Literário da I BIENAL DO LIVRO DE NOVA IGUAÇU, sobre o tema “Desvendando os Mistérios da Mente Humana”, mais uma vez tive a oportunidade de me colocar como pessoa, através da livre expressão do que penso e do que sinto. Ali, encontrei uma platéia atenta e participativa, muitos, leitores de minha  coluna, fazendo-me perguntas inteligentes que somente serviram para valorizar o meu trabalho. O tempo da palestra fluiu, numa interação constante, chegando ao final com “gostinho de quero mais”, por parte de todos, ouvintes e palestrante.
            A qualidade do trabalho de uma terapeuta é construída pelos resultados positivos, alcançados pelos clientes; a qualidade do trabalho de uma colunista de jornal é construída pelos comentários tecidos pelos leitores; a qualidade do trabalho de uma palestrante é construída com a participação ativa das pessoas presentes.
            Quero aqui agradecer a todos os clientes que me ajudaram a criar uma imagem séria de trabalho; a todos os leitores que compartilham de meus ideais de mundo, e também àqueles que têm opiniões contrárias, a quem respeito profundamente, por contribuírem para a minha reflexão e crescimento interior. Quero agradecer aos amigos Walceyr de Almeida e Cristina Merath, do Jornal de Hoje, pelo convite feito há tantos anos atrás, abrindo-me a oportunidade de trabalho, na área de comunicação;  quero agradecer a todos os que que me acompanharam durante anos, fazendo a minha coluna crescer e ganhar qualidade. Quero dizer que esta participação de todos é um exercício pleno de cidadania, que resgata a voz do povo, o direito de falar de seus anseios e  opinar sobre os destinos da sua cidade ou do seu país, contribuindo para a construção de melhores metas governamentais.
            Esta sinergia contagiante que vem se fazendo com o público, em relação a este trabalho, trouxe-me a ideia de que este blog pode ser bastante interativo. Que possamos utilizar este espaço, eu e vocês, leitores, para conversarmos sobre o que nos mobiliza o coração e a mente; sobre o que acontece no mundo; sobre sonhos e limites; sobre o que podemos e o que não podemos fazer e, principalmente, sobre o que uma comunidade unida pode fazer por si mesma e pela sua terra. Por isso, venho propor que todos vocês, que semanalmente me ajudem a construir esta página. Tenham uma participação mais ativa, através da sugestão de temas, através de perguntas e comentários, que possam traduzir as expectativas daqueles que estão do outro lado do trabalho solitário de quem escreve. Por favor, façam-me companhia!

                                                                                                SUELI MEIRELLES

Site: www.suelimeirelles.com
Email: suelimeirelles@gmail.com


[1]


Nenhum comentário:

Postar um comentário