Tradução

segunda-feira, 21 de maio de 2012

A PEDOFILIA EM QUESTÃO



Ao contrário da tão propagada “inocência” da criança, esta já nasce com sexualidade, buscando o prazer nas diferentes experiências de vida. A princípio, esta necessidade de prazer é satisfeita através do olhar, que busca as formas e as cores do mundo à sua volta. Ainda no primeiro ano de vida, a criança desfruta do prazer de sugar os objetos ao seu alcance, passando depois pela fase de controle e retenção de objetos e pessoas. Depois, ela descobre as diferenças sexuais e, satisfeita a curiosidade, ela se volta para o conhecimento do mundo externo. Somente na puberdade, a sua sexualidade tornar-se-á emergente, direcionando-se para um outro ser humano. Quando estas etapas do desenvolvimeno psicosexual não são atendidas em suas necessidades, ocorre uma fixação da libido, que impede que a pessoa se torne emocionalmente amadurecida. Sua personalidade fica retida na fase de desenvolvimento em que tenha ocorrido o maior número de bloqueios emocionais, determinando o tipo de sintoma que se tornará emergente na vida adulta.
 O pedófilo e um indivíduo cronológicamente adulto e emocionalmente infantilizado, sexualmente atraído por uma criança. Esta fixação na sexualidade infantil é um distúrbio de formação da sua personalidade, cujas causas se encontram na fase mais precoce do desenvolvimento humano.
 Quando trabalhamos com regressão de memória aos primeiros anos da infância, encontramos os registros inconscientes que produzem tais comportamentos. Embora o ser humano tenha memória consciente, em média, a partir do terceiro ano de vida, tudo o que tenha ocorrido com o seu Ser, sempre, fica arquivado a nível inconsciente, influenciando o seu comportamento. Experiências significativas, vividas pela família, são percebidas pelo feto ainda na vida intra-uterina, podendo afetar seriamente o seu psiquismo. Da mesma forma, tudo que ocorre nos três primeiros anos de vida, fica registrado no inconsciente profundo, com intensas cargas emocionais que afetam a personalidade, sem que o indivíduo tenha controle consciente sobre estes comportamentos indesejados.
 Em relação à pedofilia, mais especificamente, temos encontrado memórias de inconsciente profundo, em que o menino, por exemplo, ainda com meses de vida, partilha da mesma cama em que os pais estão tendo relações sexuais. Como para a criança o ato sexual é percebido como agressão e violência, associadas a prazer, este padrão mental se fixa como modelo de comportamento, levando o indivíduo, na vida adulta, à repetição do mesmo comportamento. Mesmo que ele queira, conscientemente, impedir o procedimento aberrante, chegará um momento em que este se concretizará, porque o consciente, com seu potencial de 14% de poder mental é inferior ao inconsciente com os seus poderosos 86% (isto, aliás explica porque é tão difícil modificar um comportamento indesejado). Movido pelo desejo inconsciente de repetir aquela fixação sexual, o indivíduo busca o seu próprio prazer, como uma criança o faria, sem importar-se com as conseqüências lesivas para o outro, que se torna o seu objeto de desejo e sem medir os comprometimentos legais de seus atos. Depois de descoberto, ele tentará eximir-se das conseqüências, agindo ainda como a criança que mente e se esconde, sem assumir o mal feito. Caso ele consiga, de alguma forma escapar da punição, voltará a repetir a pulsão inconsciente, até que infalivelmente acabará enredado nas malhas da lei. Somente através de um trabalho profundo de Reprogramação Mental dessas memórias, através do qual a parte psíquica adulta ajude a parte psíquica criança a livrar-se desses conteúdos emocionais e retomar o seu crescimento psico-sexual, o indivíduo conseguirá livrar-se desta tendência destrutiva. Mais uma vez, o auto conhecimento é a chave que abre as portas para uma vida autêntica e produtiva, livre dos sofrimentos que muitas vezes foram arquivados nas memórias inconscientes da infância.

SUELI MEIRELLES - Especialista em Psicologia Clínica. Consultora em Desenvolvimento Humano, Saúde Integral, Ecologia Integral e Educação para a Paz. Hpa 30 anos cuidando do Ser Humano Integral.
Site: www.suelimeirelles.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário