Tradução

domingo, 5 de agosto de 2012

O BOM COMBATE

 

            Em tempos de Olimpíadas e Copa do Mundo, os atletas ou jogadores se perfilam, para ouvirem e cantarem os hinos de seus países. Fruto da história de cada nação, os hinos traduzem a trajetória evolutiva de cada povo, estimulando as novas gerações a adotarem aquela postura, diante da vida, e dos outros povos. Dessa forma, quando ouvimos os hinos nacionais de diferentes países, temos a compreensão de sua dinâmica psíquica; do inconsciente coletivo de cada povo. O Hino da Suíça, por exemplo, fala-nos da elevação da alma, da serenidade do contato com a natureza; fala-nos de paz e enlevo. O Hino da França relembra as sangrentas batalhas, das muitas guerras e revoluções, vividas pelo povo francês, referindo-se às mulheres e filhos degolados. O Hino do Japão faz referência aos musgos que crescem nas encostas veneráveis, traduzindo a sabedoria milenar daquele povo. O Hino Brasileiro ressalta nossas riquezas naturais e a liberdade que caracteriza o nosso povo.
            Estas características, belicosas ou pacíficas preservadas pelos hinos pátrios se expressam, também, no perfil de cada time, durante a peleja. Cada equipe será mais ou menos agressiva, segundo esta dinâmica psíquica preservada através da sua história.
            Na última Copa do Mundo, esta expressão de inconsciente coletivo esteve presente no jogo Brasil X Japão, num belo exemplo de leveza e técnica; de jogo limpo, durante o qual as duas equipes expressaram, com ética e empatia, a amizade que une os dois países.
            O bom combate é aquele em que a qualidade técnica de cada equipe, naturalmente conduz à vitória, sem a necessidade de artifícios menores (e às vezes tão violentos) que costumamos ver em outros jogos.
            Este exemplo de bom combate poderia ser aplicado a outros campos das relações humanas, seja entre pessoas, grupos ou nações.
Que bom seria se, ao invés de eliminar vidas na disputa pelos interesses pessoais, ou nas disputas pelos recursos da terra (origem de todas as guerras) pudesse simplesmente vencer o povo mais capacitado, o melhor naquilo que cada um é capaz de fazer, servindo de exemplo para a aprendizagem do outro.
Que bom seria, se este fenômeno de globalização técnico-esportiva substituísse as sangrentas pelejas da guerra fratricida, decidindo num simples jogo de futebol, o destino das nações.
Que bom seria se as divergências políticas, econômicas ou de qualquer outra natureza pudessem ser tecidas pelas tabelinhas elegantes, que traduzem o espírito de equipe de cada time.
Que bom seria se toda sociedade brasileira pudesse sempre se unir, com este espírito de comunhão e de unidade que se expressa em tempos de copa do mundo, para vencer os desafios contemporâneos, transformando-nos em hexa-campeões da paz, da ética, da honestidade, saúde, educação... e de todas as bandeiras tão bem defendidas nos períodos eleitorais
Que bom seria se cada cidadão brasileiro, consciente de sua posição no Time Nacional Brasileiro, jogasse para a melhoria da qualidade de vida de todos nós, ao invés de jogar apenas a favor dos seus próprios interesses pessoais.
Que bom seria se o brilho das estrelas que já conquistamos, pudessem traduzir a vontade, a sabedoria, o amor, a paz e a harmonia de nossa nação.
Que bom será se as novas medalhas e estrelas conquistadas puderem nos trazer a fé e a autoconfiança que todos nós precisamos, para vencermos as adversidades que se interpõem entre a nação brasileira e o seu destino de país campeão...

Sueli Meirelles - Torcedora brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário