Tradução

sexta-feira, 6 de julho de 2012

RELIGIÕES E ESTADOS DE CONSCIENCIA


            Um dos aspectos mais importantes da Transreligiosidade é o respeito a todas as Tradições Religiosas, e a compreensão da função evolutiva de cada uma delas. Cada Tradição traz sua contribuição ao processo evolutivo, acolhendo cada ser humano, no momento em que ele se encontra, na escalada ascensional.
Dentro da Abordagem Transdisciplinar e Holística, cada Tradição Religiosa corresponde a um Estado de Consciência, que se expressa através da forma de culto que o caracteriza.
O primeiro estado de consciência, o material, está relacionado às glândulas supra-renais, aos bens materiais e à expressão concreta da fé, através da utilização de imagens ou ícones representativos dos arquétipos ou modelos, que são cultuados como Santos. Neste nível, a religiosidade também é expressa pelas ações sociais e solidárias, de ajuda material ao próximo. Neste nível, o pensamento é concreto e voltado para o homem social e para a sociedade como um todo.
O segundo estado de consciência, o sexual, está relacionado às gônadas, ao prazer sensorial e à expressão da fé através dos cantos e ritos voltados para os cultos às forças da Natureza; aos Elementais do Fogo, da Água, do Ar e da Terra. Estas são tradições religiosas mais antigas, que em suas origens cultuavam a Grande Mãe, a divindade feminina que simboliza Gaia: A Terra. Têm origens nos cultos das civilizações pagãs e matriarcais, que antecederam o surgimento histórico do patriarcado, há três mil anos atrás. Neste nível, o pensamento também é concreto e voltado para a Natureza.
O terceiro estado de consciência está relacionado ao Baço, às relações de poder, expressando a fé através da obediência a Entidades Personativas e de postura paternal, que cuidam daqueles que buscam a sua ajuda. Neste nível, o pensamento é concreto e voltado para o Ser Humano, dentro de uma visão patriarcal.
O quarto estado de consciência está associado à glândula Timo, ao sistema imunológico, e à expressão da fé através do sentimento de inclusão do outro, considerado salvo pela Graça de Deus, independente do que ele tenha feito. Estas tradições têm a crença de que o arrependimento e a aceitação dos ensinamentos sagrados são suficientes para a salvação, anulando, através do perdão, todos os pecados anteriormente cometidos. Neste nível, o pensamento é concreto e voltado para o Ser Humano, também dentro de uma visão patriarcal.
O quinto estado de consciência está associado à glândula Tireóide, ao conhecimento, ao poder do verbo e à compreensão racional das Leis Divinas. Considera que a evolução depende das obras realizadas por cada um, através da caridade ao próximo, e através do autocontrole consciente dos impulsos negativos. Neste nível, o pensamento é abstrato e voltado para o Ser Humano, dentro de uma visão de auto-responsabilidade.
O sexto estado de consciência está associado à hipófise, à terceira visão e ao autoconhecimento. Considera que a compreensão das Leis de Deus ocorre através do processo de Iluminação Interior, quando a Individualidade permanente pode transparecer seus atributos, através da Personalidade, exercendo domínio sobre os desejos inferiores do Ego, até alcançar a transfiguração. Neste nível, o pensamento é abstrato e voltado para o encontro com o Self, dentro de uma visão de individuação, ou expressão de si mesmo.
O sétimo estado de consciência está associado à glândula Pineal e corresponde à expressão da dimensão espiritual do Ser, quando a religiosidade é expressa através da aprendizagem do comando das Energias Sagradas ou Atributos Divinos, para evoluir através do serviço grupal, realizado, nos chamados Mundos Internos (Estado de Consciência de Unidade com tudo e com todos). Neste nível, o pensamento é abstrato e voltado para a Humanidade, dentro de uma visão de Unidiversidade.
Como resultado da evolução espiritual, as melhores energias, de cada Ser, vão se acumulando num Corpo Causal, fora do corpo físico. Este oitavo centro de energia corresponde ao simbolismo da Pomba do Espírito Santo, cuja carga acumulada e transbordante de Amor, transmuta as partículas de matéria em energia, elevando-o através do fenômeno da Ascensão.
A ignorância da interligação entre os estados de consciência e as práticas religiosas vem gerando sectarismos e preconceitos, que podem se tornar muito perigosos, por nos reconduzirem ao obscurantismo do pensamento religioso da Idade Média, cujo triste resultado histórico foi a “Santa Inquisição”, quando, em nome de Deus, sacrificava-se o corpo, com a intenção de salvar-se a alma.
Principalmente no Brasil, este verdadeiro caldeirão cultural onde todas as religiões têm convivido pacificamente até agora, torna-se urgente que os líderes religiosos (aqueles que têm acesso ao conhecimento teológico) possam estar atentos para o esclarecimento das distorções, no sentido de que a população compreenda que independentemente da Tradição escolhida, todos somos irmãos, e podemos nos reunir em torno d’Aquele que representa a Síntese Religiosa para este difícil momento planetário, e que a este respeito, nos diz: “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só  pastor” (João 9/16).

(*) Psicóloga Clínica e Membro do CIT-Colégio Internacional de Terapeutas. Pesquisadora de fenômenos psicoespirituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário