Tradução

quinta-feira, 5 de julho de 2012

CIENCIA X RELIGIÃO


Durante muitos séculos, ciência e religião seguiram diferentes caminhos, buscando explicações para a vida como um todo. Enquanto a religião se situa como um conjunto de crenças que orientam a vida de cada pessoa, baseando-se em concepções filosóficas, sentimentos e motivações inconscientes, a ciência acredita que é científico apenas aquilo que pode ser observado através dos cinco sentidos ou da ampliação destes, por meio de aparelhos. A ciência também acredita que um fenômeno, para ser considerado científico precisa ser reproduzido nas mesmas condições, obtendo-se os mesmos resultados. Como vemos, embora sejam sistemas de crença diferentes, ciência e religião baseiam-se num conjunto de pressupostos sobre os quais fundamentam suas verdades.
Estes conflitos surgem pela fragmentação do conhecimento, em decorrência do paradigma científico newtoniano-cartesiano, visão de mundo que predominou nos últimos trezentos anos. A proposta de ampliação do paradigma científico para a Abordagem Transdisicplinar Holística poderá criar um espaço de encontro, onde os vários saberes possam contribuir para a compreensão da vida, do homem e do sentido de sua existência no mundo. Para que isto possa ocorrer, torna-se necessário que as religiões cedam parte dos seus dogmas e que a ciência amplie sua visão.
 O método científico inclui quatro etapas: Hipótese, verificação aceitação ou rejeição desta hipótese. Se os seres humanos puderem renunciar às suas verdades absolutas para reconhecer, com humildade, que nenhum saber pode dar conta da totalidade da experiência humana, torna-se possível começarmos a encontrar as respostas para todas estas dúvidas, ao invés de criarmos polêmica, a partir da posição intransigente de cada parte. Se os fenômenos religiosos começarem a ser submetidos à experimentação científica, informações guardadas no inconsciente mais profundo do próprio homem, e que se reportam a própria história da humanidade, poderão trazer novos dados à compreensão da vida. Por outro lado, os recentes estudos sobre a consciência humana mostram que a percepção da realidade é uma função do estado de consciência em que o indivíduo se encontra. Sendo assim, pessoas em diferentes estados de consciência terão diferentes percepções da mesma realidade, ou perceberão diferentes realidades, e uma somente alcançará a verdade da outra, quando alcançar o mesmo estado de consciência. Isto significa dizermos que não existe neutralidade científica e que, antes de tudo, torna-se necessário o desenvolvimento de uma ética que permita a convivência entre diferentes opiniões, para que se possa criar um campo de respeito mútuo, dentro do qual estas pesquisas possam ser realizadas. Depois disto, ainda será necessário buscarmos a definição etimológica de cada termo utilizado em ciência e em religião, para que se possa falar a mesma linguagem, e alcançar a compreensão daquilo que se está querendo significar, para que depois seja possível estudar o assunto. O que tem impossibilitado este estudo, até hoje, é o fato de que, cada parte resista atrás do muro de suas convicções, não abrindo passagem para os questionamentos que poderiam trazer luz à questão.
Todos aqueles que se dispõem a dialogar sobre o assunto, em condições de ética e respeito mútuo, muito poderão contribuir para os estudos sobre este fascinante tema que é o sentido da religiosidade. Venha participar do GERC - Grupo de Estudos Relígio-Científicos. Próximo encontro em 07/07/12, no horário de 10:00 as 12:00, no HOTEL FAZENDA SHANGRILÁ (Estrada Teresópolis Friburgo, Km 62.

Nenhum comentário:

Postar um comentário