Tradução

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

REFLEXÕES SOBRE A TRAGÉDIA DE SANTA MARIA

Sueli Meirelles[1]
            Em 2011, vivenciamos, aqui em Nova Friburgo, os estragos de uma tempestade sem precedentes, que alguns denominaram de catástrofe[2]; outros chamaram de calamidade[3]; e que todos vivenciaram como uma grande desgraça[4]. Podemos dizer o mesmo, em relação ao ocorrido no último Domingo, na cidade de Santa Maria, geograficamente localizada no coração do Rio Grande do Sul e conhecida como cidade cultura, por abrigar uma das maiores Universidades públicas do Brasil, a UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, atualmente com cerca de 27.000 alunos, em seus cursos de graduação e pós-graduação. E agora, o coração do RGS está de luto, pela perda de mais de 200 jovens, que pereceram pisoteados ou asfixiados, no incêndio ocorrido no dia 27/01/13, na Boate Kiss, onde promoviam um evento, para angariar fundos financeiros para as formaturas... Jovens promissores; esperança de um futuro melhor para o nosso país!
Por que então pereceram? Estarão se perguntando, muitos, que estão fora desse infortúnio. A mesma pergunta, certamente, estará no coração dolorido dos pais, ao perderem um “pedaço de si mesmos”. Esse porque, certamente, também deverá ser o centro de questionamento dos responsáveis legais pelo nefasto acontecimento. Três diferentes lados de um mesmo acontecimento: As vítimas, seus parentes, e os responsáveis.
Como testemunhas televisivas em tempo real de notícias planetárias, somos envolvidos pela egrégora[5] dos acontecimentos, e conduzidos às mesmas indagações e reflexões: Qual o sentido das calamidades, catástrofes, que lançam nossos irmãos evolutivos na infelicidade e na desgraça? Qual o sentido para o fato de que, repentinamente, suas vidas sejam ceifadas ou mudem de rumo? Qual o sentido para o terrível sentimento de perda de significado de suas vidas, que antes seguiam caminhos considerados normais, tais como dormir, acordar, estudar, divertir-se, trabalhar... Qual a nova direção, seguida por uma comunidade que vivencia tão terrível experiência? Certamente precisamos extrair algo de útil de tudo isso, ampliando nossas percepções para o sentido de vida eterna, para que ela não seja apenas estúpida, cortando vidas em desenvolvimento. Daí, nossas reflexões:
1.    Quantas novas medidas de segurança serão exigidas das boates de todo o planeta, depois desse triste acontecimento?
2.    Quantas fiscalizações, quase sempre empurradas para depois, serão efetivadas, agora?
3.    Quantas novas leis e medidas serão baixadas, coibindo o descaso e desrespeito à vida?
4.    Quanto esse episódio contribuirá para o despertar da consciência dos empresários da noite?
5.    Quantas novas bandeiras e ideais serão levantados pelos pais desses jovens, com medidas de proteção à vida de outros jovens?
6.    Quanto, as novas gerações serão beneficiadas por essas medidas?
7.    Quantos diálogos entre pais e filhos, estão surgindo, nos lares, ao redor do planeta, sobre aos riscos das diversões noite a fora?
8.    Que outras opções de laser poderão ser descobertas, que sejam mais saudáveis e seguras?
            Esse acontecimento conduzirá nossa sociedade global a reflexões sobre a artificialidade que se instalou em nossa cultura, quase sem ser percebida, promovendo o retorno a formas mais  naturais  e harmônica de viver.
            Esse triste evento transforma esses jovens em missionários, na promoção de mudanças que resgatarão a qualidade de vida e segurança de milhares de outros jovens, em futuras gerações. Mais uma vez, tudo na vida tem um sentido e um propósito. De alguma forma, todos os envolvidos acabam sendo instrumentos, para o aperfeiçoamento da própria vida. Que possamos retirar preciosas lições de tudo isso, para que suas mortes não tenham sido em vão...




[1] Psicóloga Clínica do CIT – Colégio Internacional de Terapeutas
Idealizadora do PRODET – Programa de Dessensibilização de Experiências Traumáticas implementado em Nova Friburgo, em 2011.
[2]CATÁSTROFE: Grande desgraça, acontecimento funesto, calamidade. Fim lastimoso. Fonte: Dicionário Virtual.
[3] CALAMIDADE: Desgraça pública, catástrofe, desastre: a fome, a guerra são calamidades.
Infortúnio que atinge uma pessoa ou um grupo de pessoas. Fonte: Dicionário Virtual.
[4] DESGRAÇA: Acontecimento lamentável, funesto; infortúnio, desventura, infelicidade, desdita. Fonte: Dicionário Virtual
[5] EGRÉGORA: ou egrégoro para outros, (do grego egrêgorein, Velar, vigiar), é como se denomina a entidade criada a partir do coletivo pertencente a uma assembleia, ou seja, é um campo de força criado no Plano Astral a partir da energia emitida por um grupo de pessoas através dos seus padrões mentais e emocionais. Fonte: Dicionário Virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário