Tradução

quinta-feira, 31 de março de 2016

UMA NOVA VISÃO DE MUNDO - Comportamento



É incontestável o estado de decadência em que se encontra a nossa atual civilização: Violência, morte, destruição, corrupção e desrespeito pelo próprio ser humano e pela natureza como um todo, atestam o limite de insanidade a que a humanidade chegou.
Preocupado com os rumos autodestrutivos deste estilo de vida, um grupo de pioneiros, integrando cientistas, filósofos, artistas e líderes religiosos, reuniu-se em Veneza, em 1986, para estudar e discutir este tema de vital relevância: Um novo caminho civilizatório; um novo rumo para a humanidade, que permitisse o resgate dos valores morais essenciais para a sobrevivência de toda forma de vida no planeta e a recuperação da inteireza do ser humano, que se perdeu com a fragmentação do conhecimento.
            Nestes estudos observou-se que, embora o ser humano tenha quatro funções psíquicas (pensamento, sensação, sentimento e intuição), utiliza, predominantemente, os dois primeiros (pensamento e sensação) priorizando o raciocínio lógico e os sentidos voltados para o mundo externo, em detrimento das outras duas funções, mais subjetivas (sentimento e intuição) perdendo sua capacidade de integração e inteireza.
            Estes estudiosos também observaram que, embora o ser humano possa acessar quatro estados de consciência (vigília, sono, sonho e transpessoal), privilegia os dois primeiros estados (vigília e sono), considerando-os como funções complementares de atividade mental e repouso, perdendo contado com níveis mais elevados de expressão de sua sabedoria interior. Muitos sonhos apresentam conteúdo orientador da vida e, nos estados superiores de consciência do nível transpessoal, ocorrem muitas revelações, que mostram o caminho existencial a seguir.
            O terceiro aspecto, evidenciado por estes estudos, diz respeito à fragmentação do conhecimento humano em conteúdos especializados, levando à perda da compreensão do grande todo universal e da interligação entre aspectos da vida, aparentemente isolados.
Como solução para esta visão reducionista, estes pioneiros de uma nova visão de mundo propõem que se dê um fim à fragmentação destrutiva do conhecimento, resgatando-se a integração entre os seus quatro pilares básicos: Filosofia, Ciência, Arte e Religiosidade. Em decorrência deste novo modelo científico, surge o conceito de transdisciplinaridade, ou seja: A proposta de que os especialistas atuem de maneira integrada às outras áreas do conhecimento científico e que, os cientistas compreendam que a ciência não é a única fonte de sabedoria sobre a vida e que, desde as mais antigas civilizações, muitas outras formas de saber eram utilizadas na orientação da vida como um todo.
O fato de que a humanidade tenha seguido o caminho do predomínio da racionalidade sobre as outras funções psíquicas, gerou uma visão distorcida, pela atrofia das outras funções, as quais, se utilizadas de forma complementar ao raciocínio lógico, fazem surgir a sabedoria e o equilíbrio de quem utiliza a razão e o sentimento nas decisões diárias de vida.
Atualmente a Abordagem transdisciplinar Holística vem se impondo nos meios científicos como uma proposta de resgate da visão integral do ser humano (Holos – totalidade), o qual passa a ser compreendido como um ser dotado de corpo-mente-espírito.
As últimas pesquisas realizadas pela Física Quântica vêm demonstrando que os neutrinos, elementos de anti-matéria que dão origem a toda manifestação física do mundo material, estão presentes em todo o universo, desde os seres vivos até os grandes corpos celestes, mostrando-nos a unidade imaterial que permeia todas as formas de manifestação de formas físicas.
A visão reducionista que serviu de base para o desenvolvimento da vida humana nos últimos trezentos anos  conduziu-a às  graves manifestações de sectarismo, radicalismo, padrões mentais obsessivos de controle do medo, consumismo e desejo de poder, capazes de destruir a própria espécie humana sobre a terra.
A visão científica ora emergente reintegra o ser humano à natureza da qual ele faz parte, possibilitando o reequilíbrio de sua saúde física, emocional, mental e espiritual, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura  de paz em todo o planeta.

Sueli Meirelles: Psicóloga Clínica e Consultora em Desenvolvimento Humano, Saúde Integral, Ecologia Integral e Educação para a Paz.
Site: www.suelimeirelles.com


Email: suelimeirelles@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário