Tradução

quinta-feira, 28 de abril de 2016

MUDANÇA DE MENTALIDADE - Comportamento



Em 1986, a UNESCO reuniu, em Veneza, um seleto grupo de cientistas, filósofos, artistas e líderes religiosos, com o objetivo de estudar os rumos seguidos pela nossa civilização. O resultado desses estudos mostrou que a humanidade, ao privilegiar o desenvolvimento de seu lado racional (o pensamento lógico e a busca de sensações, voltada para os estímulos externos) havia tomado o caminho da auto destruição. Estes estudos mostraram também, que a nossa civilização negligenciou aspectos importantes de seu psiquismo, tais como o sentimento e a intuição, perdendo contato com estes referenciais internos de orientação da vida.    Hoje, as classes mais favorecidas estão cercadas por uma grande quantidade de bens de consumo, sem que isto tenha efetivamente contribuído para a melhoria da qualidade de suas vidas. É comum encontramos pessoas com carros importados, sofrendo de hipertensão arterial e stress; têm celular e gastrite; têm sucesso econômico e gota ou artrite. Sem  consciência do significado do pedido de socorro traduzido por seus sintomas físicos, estas pessoas pagam um alto  preço emocional  para manterem o padrão de suas vidas, submetendo-se aos critérios que a nossa cultura consumista impõe: Força física, beleza física, status social e econômico. Neste processo, a humanidade afastou-se da natureza a qual pertence, perdendo a inteireza e o equilíbrio necessários a manutenção harmoniosa da saúde e da vida.
O caminho de retorno ao equilíbrio exige uma mudança de mentalidade, com o resgate da consciência em relação aos verdadeiros valores humanitários de simplicidade, honestidade, solidariedade, humildade, espontaneidade etc. (esta lista pode chegar a dois mil valores), sem os quais jamais se conseguirá alcançar a serenidade necessária para uma vida plena e feliz, por mais que se  acumule bens materiais. Ao resgatar valores existenciais, cada pessoa poderá perceber a necessidade da mudança de sentido em sua vida. Ao invés de se deixar dominar pelas pressões externas (pressões do poder econômico, de cima para baixo e pressões sociais, de fora para dentro), ela irá realizar o desabrochar  de si mesma (de baixo para cima e de dentro para fora), até alcançar a plenitude da própria existência. Ao permitir que este movimento natural ocorra, cada pessoa poderá descobrir que veio ao mundo para realizar um potencial que será medido pela sua capacidade de ser autêntica e espontânea.
A maioria das pessoas sequer tem consciência do quanto está distanciada de sua verdadeira natureza, forçando-se a cumprir modelos culturais pré-estabelecidos, em detrimento de sua própria felicidade. Interromper a caminhada da vida por alguns instantes, para refletir sobre tudo isto, pode ser o primeiro passo para o retorno ao eixo de si mesmo (a). Esta avaliação pode ser feita de forma bem simples. Cada pessoa somente pode ser o que realmente é. Quando ela se esforça para alcançar padrões que não condizem com suas tendências naturais, acaba se adulterando (mesmo radical lingüístico do adjetivo adulto) e, conseqüentemente perdendo sua capacidade de ser criativa (mesmo radical lingüístico de criança) e espontânea na expressão de si mesma.
  De posse destas informações, pare um instante, para avaliar: _Você está sendo você mesmo (a) ou está tentando encaixar-se nos modelos e padrões de sucesso que a sociedade estabelece?
Se você respondeu afirmativamente à segunda parte desta questão, está na hora de realizar uma mudança de mentalidade. Está na hora de sair do desvio de si mesmo (a) e procurar o seu próprio caminho existencial, porque você não veio ao mundo para atender as expectativas dos outros, mas para cumprir o seu contrato existencial e realizar um conjunto de potenciais que só você mesmo pode realizar, lembra-se?
Pecado é um termo latino, originado de pecus, que significa pés. Pecado é desviar-se do próprio caminho existencial...

Site: www.suelimeirelles.psc.br

suelimeirelles@gmail.com



(*) Sueli Meirelles – Especialista em Psicologia Clínica. Consultora em Desenvolvimento Humano, Saúde Integral, Ecologia Integral e Educação para a Paz. Site: www.suelimeirelles.com. Email: suelimeirelles@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário