Tradução

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

PSICOLOGIA COM ALMA


            Sigmund Freud revolucionou os estudos do inconsciente ao escrever seu primeiro livro, “A interpretação dos Sonhos”, em 1900.  Segundo ele todo sonho tem um significado que se liga a realização de um desejo reprimido pela sua consciência. Na visão freudiana, os sonhos são produtos da elaboração de conflitos intra-psíquicos entre desejos e mecanismos defensivos do Ego.
             Para Carl Jung, o inconsciente se expressa primariamente através de símbolos. Cada palavra ou imagem tem um aspecto "inconsciente" mais amplo, que pode ser aprofundado em seu sentido simbólico. Para ele, os sonhos são pontes importantes entre processos conscientes e inconscientes, relacionados à ampliação da consciência até o inconsciente coletivo da humanidade.
            Para Fréderick Perls, criador da Gestalt-Terapia, os elementos dos sonhos representam partes psíquicas do próprio sonhador que, quando trabalhados através da representação de cada personagem do sonhos, revelam profundos e importantes significados para o sonhador.
             Qualquer que seja a abordagem teórica, o material onírico é um rico repositório de informações sobre a dinâmica psíquica do ser humano. Quando ele assume a forma de pesadelo, intensifica sua carga emocional, evidenciando o conflito entre as diferentes partes ou personagens que o representam. É dentro deste enfoque, que procuramos compreender os elementos presentes no sonho abaixo descrito:

            Sonho que estou numa sala de julgamentos, onde a Promotora, Defensora da Legislação Psicológica ocupa a tribuna. Sua postura é rígida e sua expressão bastante severa.
            A Ré está sentada no seu banco, parecendo bastante reflexiva, enquanto assiste o debate entre os advogados das partes em oposição.
             A Promotora a acusa de ter infringido a ética da psicologia, por ter falado em alma, durante uma palestra, ao que a Defensora Pública, atendendo à demanda da comunidade por uma definição, replica:
            _ Meritíssima, Psique é um termo grego que significa alma. O objeto de estudo da Psicologia é a alma humana.
            _Protesto! Reage de imediato, a Promotora. O objeto de estudo da Psicologia é a mente humana e o comportamento observável. Psicologia é ciência; não é metafísica. A alma é tema das religiões.
            _Protesto! Reage, por sua vez, a Defensora Pública. A Antropologia nos mostra que, antes mesmo que as religiões, como as conhecemos, fossem instituídas, as civilizações primitivas tinham suas práticas de transcendência.
            _ Não podemos nos basear nos conhecimentos de civilizações primitivas. Para isto temos os experimentos científicos de comportamentos observáveis! Contesta novamente a Promotora.
            Pacientemente, a Defensora Pública indaga: Qual foi o experimento científico que comprovou a existência do Id, Ego e Superego, que fundamentam a Psicanálise?
            Sem opor resposta, a Promotora volta-se para a Ré e indaga:_ Você trabalha com Regressão de Memória?
            Humildemente, a Ré afirma:
            _ Sim!
            _Regressão à Infância?
            _Sim!
            Regressão ao Nascimento?
            _Sim!
            _Regressão à Vida Intra-Uterina?
            Sim!
            _Regressão a Vidas Passadas?
        _Não chamamos de Vidas Passadas. Para a Psicologia Transpessoal, são Registros Transpessoais encontrados no inconsciente profundo de todas as pessoas, independentemente de suas crenças religiosas e que guardam as memórias de toda a história da humanidade.

            Neste momento, a Ré que estava sonhando com seu próprio julgamento, desperta para a confortadora realidade de que a cada dia, mais e mais, a Psicologia Transpessoal cumpre a sua função de atender as demandas da sociedade por práticas mais abrangentes de intervenção terapêutica. Isto tem ajudado as pessoas a resgatarem sua inteireza psíquica, além do histórico de vida pessoal, neste momento atribulado de intensas transformações, em que cada vez mais aparecem fenômenos de expansão de consciência.
            Bem desperta, a Ré acalenta um sonho: Que a Psicologia Transpessoal seja integrada à grade curricular das Universidades Brasileiras, e também da Europa e Estados Unidos!... 

Se você gostou deste artigo, comente, deixe seu like, compartilhe e ajuda a formar a Massa Crística da Nova Consciência Planetária.

                                                           Sueli Meirelles, Nova Friburgo, 31 de Agosto de 2017.
Email: suelimeirelles@gmail.com

Whatsapp: 55 22 999.557.166

Um comentário:

  1. Embora seja leigo no assunto, a nosso ver a Psicologia Transpessoal é um instrumento de ajuda as pessoas. para seu autoconhecimento.,,,. Mas, após estudo de obras de Jung e suas experiências, identifiquei-me com as colocações extraídas de suas experiências pessoais e de seus pacientes. - (Carlos Campos de Raphael).

    ResponderExcluir