Tradução

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

QUAL O SIGNIFICADO DOS SEUS SONHOS - Palestra Online 02/11/17 - Página Sueli Meirelles - Facebook

  
 Desde tempos imemoriais, os sonhos despertam o interesse e a curiosidade das pessoas. Às vezes misteriosos, sofridos como os pesadelos, premonitórios, interpretados das mais diferentes maneiras, os sonhos continuam desafiando nossa compreensão. Mas, para que possamos realmente compreendê-los, é necessário termos uma idéia de como funciona o nosso psiquismo.
                        A parte que conhecemos de nós mesmos, o consciente, corresponde a apenas 14% do nosso potencial mental. Além dela situa-se uma parte muito maior, mais inteligente e mais poderosa que é o inconsciente, com 86% de capacidade mental. Entre essas duas partes, funcionando como uma barreira, um filtro, atuam os chamados mecanismos defensivos do ego, que permitem passagem somente às informações, sentimentos e sensações aceitos pelo consciente.
                        Somente o consciente dorme. Nosso inconsciente, esta poderosa parte psíquica que é o nosso sistema nervoso autônomo ou, ainda, nosso corpo eletrônico, durante o sono, ganha condições independentes de vida, livre dos limites de contenção impostos pelo corpo físico e pela percepção relativa da mente consciente, podendo vivenciar experiências incríveis fora do plano tridimensional da vida.
                        O material contido num sonho normalmente é muito maior do que podemos lembrar. Para chegar ao consciente, esse material passa por um processo de censura e elaboração, que permite que aquele conteúdo emocional seja esvaziado através de elementos simbólicos que não podem ser claramente compreensíveis para o consciente. Essa é a maneira como o inconsciente burla os mecanismos defensivos do Ego, para esvaziar as emoções e manter o equilíbrio psíquico.
                        No emaranhado de elementos que compõem o sonho, podemos encontrar:

1. RESTOS DIURNOS - As preocupações do dia-a-dia podem ser incluídas no sonho, como forma de descarga e conseqüente manutenção do equilíbrio emocional. Nesse caso, o inconsciente não se afasta do corpo físico e é comum acordarmos com uma sensação de cansaço, de noite mal dormida, onde não ocorreu um verdadeiro relaxamento.

2. IMPRESSÕES NOTURNAS - Se, durante o sono, ocorrem ruídos externos (sirene de ambulância, ruído de trem, carro, temporal, etc), é comum que essas impressões sejam incorporadas à história do sonho, numa tentativa do inconsciente de proteger a manutenção do sono necessário ao repouso. Assim se,  por exemplo, começa a chover enquanto dormimos, é provável que a chuva seja incluída em nossa experiência durante o sonho.

3. SONHOS DE ELABORAÇÃO - Se uma pessoa estiver vivenciando experiências diárias de estresse, o sonho irá funcionar como um regulador do psiquismo, promovendo o esvaziamento das emoções acumuladas, para que o organismo possa manter o estado de equilíbrio do sistema nervoso. Impedir que uma pessoa interrompa o sonho, pode ocasionar sérios danos ao sistema nervoso.

4. PESADELOS - Costumam estar relacionados à interferência mental de energia negativas, quer sejam originadas nos relacionamentos interpessoais, como também aquelas oriundas de noticiários televisivos,filmes de ação (violência), suspense ou terror, ou ainda como decorrência de conversas negativas, que colocam a pessoa em sintonia vibracional com o Plano Astral Inferior.

5. SAÍDAS DO CORPO - São os casos em que a pessoa acorda, antes de ter retornado ao corpo físico, podendo ver-se deitada na cama, antes do encaixe entre corpo energético e corpo físico. Se a pessoa sentir medo, poderá apresentar reações de terror noturno.

6. VIAGENS ASTRAIS - Durante as horas de sono, nosso inconsciente, individualidade ou parte permanente, afasta-se do corpo físico, projetando-se no plano extra-físico e deslocando-se segundo o direcionamento dado pelo pensamento nos minutos que antecedem o sono, quando estamos no chamado nível alfa. Nessa condição, a individualidade viaja através do tempo-espaço, atraída para situações positivas ou negativas, de acordo com própria qualidade da energia psíquica. Daí a importância do tipo de programa (filmes, livros, conversas, etc.) que irá qualificar a energia mental no período de tempo que precede o sono. São comuns nesse caso, os relatos de encontros com outras pessoas, quer dessa ou de outras dimensões de tempo-espaço.

7. SONHOS PREMONITÓRIOS - Baseado no conceito da Física Moderna de que o tempo é circular, hoje sabemos que o inconsciente é capaz de deslocar-se para trás (regressão) e para a frente (progressão) no tempo-espaço. Deslocando-se para a frente no tempo, o inconsciente pode captar ocorrências futuras. É importante ressaltar que, nesses casos, não devemos acreditar nessas previsões como fatos pré-determinados a acontecerem, mas como probabilidades de eventos, que ainda poderão ser modificados. Assim sendo, o conhecimento antecipado de uma situação pode representar uma possibilidade de ação diferente por parte das pessoas envolvidas, mudando-se assim o rumo dos acontecimentos.

8. SONHOS ORIENTADORES - Em decorrência do nível evolutivo de cada pessoa, cada vez mais ela poderá estar em sintonia com estados elevados de consciência, onde irá receber inspirações e insights sobre o melhor modo de lidar com situação da vida tridimensional.

9. SONHOS LÚCIDOS - São frequentes nas pessoas que, ao longo dos anos de práticas meditativas e autoconhecimento, quando no estado de sonho, sabem que estão sonhando e têm controle consciente de suas ações, durante sua permanência no estado de projeção onírica.

10. SONHOS DIRIGIDOS - Também chamados de "Visualização Criativa" são muito utilizados no processo terapêutico, já que os sonhos representam um riquíssimo material de autoconhecimento. Interpretações com base em simbolismos universais, embora tenham sido muito utilizadas no passado, com o decorrer do tempo mostraram-se ineficazes do ponto de vista pessoal, podendo levar a distorções de sentido. Solicitar à pessoa que, em estado de relaxamento, reviva as situações sonhadas, representando cada elemento ou símbolo do seu próprio sonho, é um método mais seguro de compreensão dos significados oníricos.
                        De posse dessas informações, cabe-nos, agora, concedermos mais atenção a essa função psíquica, quer no sentido de autoconhecimento, quer no sentido da possibilidade de ampliação de nossa consciência total. Anotar os sonhos e procurar compreendê-los como um simbolismo; uma linguagem metafórica do inconsciente, traz muitas informações sobre como está a dinâmica psíquica do sonhador, em relação à sua própria vida
Nossos sonhos contém preciosas informações sobre nós mesmos que, quando bem compreendidas, podem nos levar a percebermos que fazemos parte de uma totalidade bem maior na qual, muitas vezes, um sonho é apenas um aspecto diferente disso a que denominamos realidade... Você já pensou em trabalhar seus sonhos em acompanhamento psicológico?




Sueli Meirelles - Palestrante, Consultora, Professora, Pesquisadora e Especialista em Psicologia Clínica - CRP/05-11601.
Site: www.suelimeirelles.com
Whatsapp: 55 22 999.557.166

Nenhum comentário:

Postar um comentário