Tradução

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

LIVE REGRESSÃO DE MEMÓRIA - 30/08/18



            Dentre os modernos recursos da Psicoterapia, um dos mais importantes é o da Técnica de Regressão de Memória.
            O ser humano possui dois tipos de memória: A memória consciente que se inicia em torno do terceiro ano de vida e permanece ao longo da existência, e a memória inconsciente e atemporal, onde se encontram os registros de vida intra-uterina, nascimento, o período da infância até o terceiro ano, e a própria história da humanidade. Estas memórias geralmente contêm altas cargas de conteúdos emocionais de medo, raiva, tristeza e dor emocional, que interferem no presente, através de sintomas que, na maioria das vezes, não podem ser compreendidos pela lógica do consciente.
            No trabalho terapêutico, um dos primeiros procedimentos é a utilização da técnica de regressão de memória à primeira infância, onde estão os arquivos e programas de estruturação da personalidade. Muitas vezes, as crianças vivenciam situações traumáticas, que não são percebidas pelos adultos, ou não são por eles consideradas importantes, permanecendo como fatores impeditivos da auto-realização da pessoa, depois de adulta. Utilizando-se recursos de Neurolingüística, é possível dissociar-se o adulto de hoje da criança que ele mesmo foi, reprogramando-se a infância, através do atendimento virtual das necessidades infantis. Este procedimento promove a substituição das memórias antigas, por novas memórias, construídas com novos símbolos positivos e mais adequados, que possam servir de base para a autoconfiança. O mesmo ocorre em relação às memórias de nascimento, a qual serve de base como modelo para a maneira como cada um é recebido em novas situações. Uma pessoa que tenha nascido em uma situação de dificuldades, terá muito mais medo de enfrentar os obstáculos da vida, do que outra que tenha nascido em condições ideais. Nestes casos, torna-se necessário fazer um Renascimento, como recurso de reprogramação.
            As memórias de vida intra-uterina, também são fundamentais para a estruturação da personalidade humana. Um bebê que tenha vivenciado brigas e agressões físicas entre os pais, terá esses registros em sua memória inconsciente, alguns deles tornando-se a causa de episódios de convulsão na infância, ou sintomas de epilepsia, na adolescência e vida adulta.
            Estes são procedimentos comuns dentro da ATH -  Abordagem Transdisciplinar Holística em Psicoterapia, e que tem mostrado excelentes resultados ao longo do tempo.
            Quando a regressão atinge níveis mais profundos de inconsciente, entrando nos chamados Registros Transpessoais, torna-se um assunto polêmico, por tocar na questão da pré-existência do Ser.
            Desenvolvida pelo Psicólogo americano Morris Netherton, a chamada ”Terapia de Vida Passada”, chegou ao Brasil, na década de setenta, sendo então ensinada a todos aqueles que se interessassem pelo assunto. Tal procedimento teve sérias conseqüências para os desavisados, pois, se é fácil aplicar a técnica, não é nada fácil, para uma pessoa leiga em Psicologia, lidar com os conteúdos emocionais e mentais que podem emergir, a partir da abertura de um desses arquivos de memória. Estas ocorrências deixaram um rastro de mitos e desconfianças em relação à técnica, fazendo com que as instituições sérias, que pesquisam e aplicam este recurso terapêutico, restringissem o seu uso, apenas aos profissionais de saúde mental (Médicos ou Psicólogos), os únicos tecnicamente habilitados para a utilização de um recurso de alcance tão profundo.
            Depois de mais de trinta anos de utilização, e vencidos os primeiros obstáculos da curiosidade e do uso indevido da técnica por parte de leigos, foram desenvolvidos estudos sérios, por pesquisadores conceituados, entre eles, o Neurocientista Júlio Peres, que comprovou, que a área cerebral ativada durante a regressão é o velho córtex de memória e não, o neo-córtex responsável  pela imaginação. Na continuidade desta pesquisas de ponta, objetiva-se constatar que a pessoa que vive hoje, e relata uma existência em outra localidade, e em outro momento do tempo, são a mesma Individualidade, ou parte imperecível do Ser. Nos estudos realizados com crianças que ainda trazem estas memórias vivas em suas mentes, os pesquisadores encontraram documentos comprovando a existência da pessoa mencionada na regressão, como foi o caso do próprio Netherton, ao descobrir o dado histórico de seu afogamento, em outra existência, como tripulante de um navio que naufragou.
            Para fins terapêuticos, no entanto, a importância da comprovação histórica cede lugar aos benefícios alcançados por todos aqueles que não encontravam motivos para seus medos e fobias, e conseguiram um alívio imediato para os inexplicáveis conflitos e sintomas que tanto os atormentavam.

Link para o vídeo da Live: https://www.facebook.com/sueli.meirelles/videos/10209771766689172/


Dra. SUELI MEIRELLES - Especialista em Terapias Regressivas e Pesquisadora de Fenômenos Psicossomáticos e Psicoespirituais. 
E-mail: suelimeirelles@gmail.com
Whatsapp: 55 22 999.557.166


Nenhum comentário:

Postar um comentário