Tradução

domingo, 27 de janeiro de 2019

AJUDA PSICOLÓGICA AOS MORADORES DE BRUMADINHO






PRODET
Programa de Dessensibilização de Experiências Traumáticas

Apostila de Técnicas aplicadas à população de Nova Friburgo, 
por ocasião da tragédia ambiental de 2011. Supervisão gratuita, via Skype, para os psicólogos de Brumadinho, que desejem implementar este projeto.


SUELI MEIRELLES
Cons.: Rua Monsenhor Miranda, 17 – Sala 101 – Centro
Nova Friburgo/RJ – Cel.: (22) 99955-7166




1.      APRESENTAÇÃO



Em 1986 a UNESCO reuniu em Veneza, Itália, um seleto grupo de cientistas, artistas, filósofos e religiosos para pesquisarem o porquê do sofrimento humano em nossa civilização altamente tecnológica.
O grupo concluiu que a fragmentação do conhecimento havia distanciado o ser humano de sua inteireza e do uso equilibrado de suas quatro funções psíquicas, segundo a Psicologia Junguiana (razão, emoção, sensação e intuição), e que havia necessidade de retorno a esta condição de inteireza e estado de consciência de unidade, para promover a reequilibração psíquica do ser e reconectá-lo com o Self e sua Sabedoria Interior.
Este movimento, que teve respaldo também nas últimas descobertas da Física Quântica sobre a consciência humana, deu origem ao desenvolvimento da visão Holística e Abordagem Transdisciplinar, introduzidas no Brasil por Pierre Weil, Doutor em Psicologia pela Universidade de Paris, que fundou, em 1988 a UNIPAZ (Universidade Internacional da Paz) que hoje tem sua sede na Granja do Ipê, em Brasília, com ramificações em vários países da América do Sul e Europa.
O foco principal da ATH-Abordagem Transdisciplinar Holística proposta por Pierre Weil é a compreensão do Ser Humano em sua totalidade, capaz de facilitar a sua reorganização psíquica, principalmente em situações de crise extrema, conforme os estudos realizados por Victor Frankl, em campos de concentração.
Com fundamentação neste novo paradigma científico, nos últimos 25 anos desenvolvemos técnicas de intervenção terapêutica que se mostraram produtivas em mais de 2.000 aplicações, cujos resultados, hoje, compõem um Banco de Dados disponíveis para pesquisa.
Neste momento em que a população de Nova Friburgo vivencia experiências de perda, disponibilizamos estes recursos terapêuticos para elaboração do medo, da raiva, da tristeza e dor emocional que possam estar imobilizando o potencial de reação das pessoas que vivenciaram situações traumáticas.
O PRODET – PROGRAMA DE DESSENSIBILIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS TRAUMÁTICAS prevê o treinamento, através de aprendizagem vivencial de 30 duplas (1 Psicólogo (a) e 1 Estagiário (a), que poderão trabalhar com grupos de 30 assistidos (as), na faixa etária de 16 a 70 anos, em média, para elaboração da perda de familiares, animais de estimação e moradia, alcançando 900 assistidos por equipe de 30 facilitadores, que poderão atuar  de modo descentralizado, em diferentes bairros, em espaços cedidos por escolas e instituições religiosas, ou em SPAs de Unversidade.
Nosso objetivo é que o PRODET possa facilitar o resgate do poder de ação da população friburguense rumo à construção de uma ECO-CIDADE pronta para a nova mentalidade que nos será exigida para a convivência harmoniosa e integrada à Natureza da qual fazemos parte.

                                                                       
                                                                         Sueli Meirelles
                                                                   01 de Fevereiro de 2011.




 1 - O UNIVERSO LINGÜÍSTICO DE CADA SER HUMANO

Objetivos:

a)      Identificar focos de conflito relacionados à palavra-chave;
b)      Identificar potenciais de reação também relacionados à palavra-chave;
c)      Promover a elaboração dos conflitos identificados, com a liberação das cargas emocionais retidas;
d)     Promover a recuperação dos potenciais de reação identificados.

Recursos:

a)      30 folhas de papel A4 com a palavra-chave impressa no centro, no sentido horizontal, conforme padronização da técnica.
b)      30 lápis ou canetas, para aplicação individual da técnica.
c)      Caixa com lenços de papel.

Aspectos Técnicos:

            A PNL (Programação Neurolinguística) surgiu da observação do trabalho de Gestalt-Terapeutas.
            A Técnica de Universo Lingüístico que desenvolvemos, a partir da experiência de trabalho em consultório, baseia-se, justamente, no conceito de gestalt ou fechamento, associado ao conhecimento semântico da linguagem, principalmente aos conceitos de antonímia, sinonímia, sentido conotativo, sentido denotativo e família de idéias.
            No contato diário com os clientes, observamos que cada pessoa atribui significados simbólicos diferentes a cada vocábulo, em função de suas experiências de vida.
            Tomando como exemplo a palavra PERDA podemos analisar as associações ou família de idéias criadas por uma pessoa de 40 anos, sexo feminino, que estava em Nova Friburgo no dia da tempestade.
                        
       
            A proposta de oito traços colocados ao redor da palavra, corresponde ao símbolo matemático de infinito, completitude, compondo uma gestalt completa ou totalidade, Segunda a teoria de Fritz Perls.
            Uma pessoa poderá completar as oito associações; poderá acrescentar outras, demonstrando um universo lingüístico mais rico, ou inversamente, poderá expressar a redução de suas experiências de vida em relação a um conceito, deixando a gestalt incompleta.
            O fato de que o cliente faça associações por semelhança (=) ou por diferença (#) também é significativo para a compreensão de seu universo lingüístico. Associando-se esse aspecto ao fato de que sócio-culturalmente as palavras podem ser consideradas positivas (ex.: liberdade (+); negativas (ex: tristeza (-) e neutras (ex: força (n)), a combinação desses fatores poderá nos mostrar, no exemplo A dado:

PERDA = Medo (+):  O medo é uma energia psíquica de sentido centrípeto, que paraliza
                                      a ação.

PERDA = Restrição ( (N):  (de liberdade) A pessoa sente-se tolhida em sua iniciativa,
                                             escolha e possibilidades de decisão.

PERDA # Cautela (N):  O medo torna os passos inseguros.

PERDA = Desmotivação: Motivação é o motivo que move a ação. A pessoa está
                                             Paralizada, evidenciando-se, mais uma vez, a necessidade
                                             de esvaziamento do medo retido.

PERDA = Angústia (-): Angústia é mistura de emoções (medo, raiva, dor)

PERDA = Tristeza (-):   Mais uma emoção negativa a ser esvaziada, através do choro.

PERDA = Sofrimento: A dor precisa ser esvaziada, dizendo “Ai”

PERDA = Vazio                  - O traço em branco representa a experiência não
                                             vivida. O que falta esta pessoa aprender sobre   
                                             experiências de perda?                                                                                 


Descrição:

Em termos gerais, a aplicação desta técnica resume-se aos seguintes itens:

1º- O vocábulo a ser trabalhado é escolhido no emergente da situação terapêutica; qualquer palavra pode ser trabalhada, inclusive o próprio nome do cliente, o que nos revela dados importantes sobre  identidade, auto-imagem e auto-aceitação.

2º- A palavra a ser trabalhada ou PALAVRA-CHAVE será escrita pelo terapeuta, em letra de forma, no sentido horizontal, no centro de uma folha de papel ofício ou A4, sem pauta, acrescentando-se os oito riscos a sua volta (3 acima, 3 abaixo e 1 de cada lado da palavra).
                                    
                                                        
3º- Solicita-se então ao cliente que complete os traços com a primeira palavra que vier à sua mente, orientando-o quanto a não obrigatoriedade de limitar-se a 8 vocábulos (ele poderá colocar mais ou menos de 8 associações).

4º- Indagar ao cliente se ele associa cada palavra à PALAVRA-CHAVE por semelhança (0) ou por diferença (#), após o que o terapeuta irá acrescentar os sinais correspondentes nas associações feitas.

                                 
5º- Observar a conotação socio-cultural positiva (+), negativa (-) ou neutra (n), de cada palavra associada à PALAVRA-CHAVE, atribuindo-lhe o sinal correspondente. Observar também o sinal adequado à própria PALAVRA-CHAVE.
6º- Analisar a família de idéias construída pelo cliente, quanto as seguintes possibilidades de combinação:

                                                        PC+  palavra-chave positiva
Quanto à PALAVRA-CHAVE       PC-   palavra-chave negativa
                                                         PCn  palavra-chave neutra




                                                     P+   palavra positiva
Quanto às palavras associadas     P-   palavra negativa
                                                     Pn  palavra neutra
                                                                                     

 

                                             (=) associação por semelhança
                                              (#) associação por diferença
Quanto aos tipos de              (-) possibilidade de associação em branco 
 Associação
                                       

            Diante das associações efetuadas pelo cliente, o terapeuta poderá identificar:

a)      Quanto às associações por semelhança (=)

PC+ = P+
Palavra-chave positiva associada a palavras positivas – não há conflito
PC+ = P-
Palavra-chave positiva associada a palavras negativas – experiências negativas – esvaziar o conteúdo emocional negativo e ressignificá-lo
PC+ = P n
Palavra-chave positiva associada a palavras neutras – não há conflito
PC- = P+
Palavra-chave negativa associada por semelhança a palavra positiva – distorção na percepção de valores éticos? Psicopatia?
PC- = P-
Palavra-chave negativa associada a palavras negativas – não há conflito interno – pesquisar se existe conflito em relação ao meio ambiente
PC- = Pn
Palavra-chave negativa associada por semelhança a palavras neutras – redução da negatividade? Questão de valores?
PCn= P+
Palavra-chave neutra associada por semelhança a palavras positivas – valorização pessoa do vocábulo neutro
PCn = P-
Palavra-chave neutra associada por semelhança a palavras negativas – desvalorização pessoa do vocábulo neutro
PCn = Pn
Palavra-chave neutra associada por semelhança a palavras neutras – não há conflito

b)      Quanto a Associação por Diferença (#)

PC+  #  P+
Palavra-chave positiva associada por diferença a palavras positivas – desconhecimento do significado do vocábulo? Empobrecimento lingüístico?
PC+ #  P-
Palavra-chave positiva associada por diferença a palavras negativas – não há conflito
PC+ # Pn
Palavra-chave positiva associada por diferença a palavras neutras – diferenciação estabelecida por experiências pessoais de vida – valores pessoais ou ausência de experiências positivas com a palavra-chave – não tem registro para a pessoa
PC- #  P+
Palavra-chave negativa associada por diferença a palavras positivas – pode haver conflito – se elas são diferentes, o que levou o cliente a incluí-las na mesma família de idéias?
PC- #  P-
Palavra-chave negativa associada por diferença a palavras negativas – desconhecimento do significado do vocábulo? – empobrecimento lingüístico?
PC- #  Pn
Palavra-chave negativa associada por diferença a palavras neutras – não há conflito
PCn #  P+
Palavra-chave neutra associada por diferença a palavras positivas – diferenciação estabelecida por experiências pessoais de vida – valores pessoais ou ausência de experiências positivas com a palavra-chave – não tem registro para a pessoa
     PCn #  P-
Palavra-chave neutra associada por diferença a palavras negativas – pode haver conflito – se elas são diferentes, o que levou o cliente a incluí-las na mesma família de idéias?
PCn # Pn
Palavra-chave neutra associada por diferença a palavras neutras – desconhecimento do vocábulo? Empobrecimento lingüístico?

7º - No trabalho específico com a população friburguense, estaremos trabalhando com a palavra chave PERDA (de familiares, animais de estimação, moradia, da própria história de vida etc.), como no exemplo apresentado anteriormente.

8 – Após a aplicação, promover a análise do conjunto de palavras que formam a família de idéias como um todo (gestalt), questionando com o cliente o que foi observado. Complemente o trabalho com o esvaziamento das cargas emocionais identificadas, fazendo o “diálogo de despedida” com as pessoas, animais ou bens materiais perdidos, para o fechamento da gestalt em aberto, dessa forma, recuperando o potencial de reação diante da vida

2. GRUTA DO CORAÇÃO

Objetivos:

a)      Promover a reequilibração do Ser em sua Totalidade;
b)      Identificar os estados de consciência mais debilitados e fortalecê-los;
c)      Recuperar potenciais internos de ação.

Recursos:

a)      Aparelho de som.
b)      CD com música para ampliação de consciência, relaxamento ou meditação.
c)      Caixa com lenços de papel.

Aspectos Técnicos: As técnicas de intervenção terapêutica desenvolvidas dentro da ATH – Abordagem Transdisciplinar Holística sintetizam conhecimentos de Psiconeurolinguística, Bioenergética, Gestalt-Terapia, Psicologia Transpessoal, Física Quântica e Metafísica, para a reestruturação do Ser Humano em sua totalidade e inteireza.
            Segundo a PNL (Psiconeurolinguística), o inconsciente humano registra as experiências vivenciadas, na forma de imagens, sons ou sensações e linguagem metafórica. As chaves de interpretação dessas metáforas, segundo os arquétipos do inconsciente coletivo da humanidade, permitem a tradução, compreensão e transformação dos símbolos negativos das experiências traumáticas em símbolos positivos e auto-organizadores, capazes de gerar novos comportamentos mais úteis à reestruturação da vida diária.
            Nesta técnica, o simbolismo do coração remete o cliente ao contato com a sua Sabedoria Interior (o Sábio), cujas orientações facilitam o processo de reorganização.
            Os patamares induzidos na escalada da colina referem-se aos sete estados de consciência do ser humano (nível material, sexual, poder, afetivo, psíquico, intuitivo e espiritual), facilitando a dissociação de cada parte psíquica, para que seja reprogramada e reintegrada.
            A indução de cores está baseada em princípios de Cromoterapia e Neurolinguística, através da compreensão das submodalidades da percepção visual (cor, brilho e intensidade da luz), como também dos significados atribuídos a cada cor, pelo inconsciente coletivo da humanidade, quais sejam:

1.      AZUL – Assertividade, iniciativa, otimismo, proteção, vontade;
2.      AMARELO – Autoconfiança; Laranja = Sabedoria;
3.      ROSA – Amor incondicional;
4.      BRANCO – Paz, serenidade, aceitação;
5.      VERDE – Harmonia, equilíbrio, cura;
6.      VERMELHO – Fé, vitalidade, entusiasmo.
7.      VIOLETA – Misericórdia, compaixão, perdão, transformação.

A indução da subida da colina, em espiral, no sentido horário, tem o sentido de evolução; a descida, no sentido anti-horário, tem o sentido de reintegração dos potenciais despertados.
A ajuda do Sábio simboliza a mobilização dos recursos do Self, para a solução de problemas.
A dissolução da gruta em luz, para ser reintegrada no coração, induz à compreensão de que os recursos auto-organizadores estão dentro da própria pessoa, onde os sentimentos compõem o impulso motivacional gerador de ação concreta.
Descrição:

            Procure sentar-se em posição confortável e respire profundamente... Vá-se desligando dos ruídos externos, mantendo contato com seu corpo físico... Perceba seus pés e solte-os... Soltando também a sua respiração... Solte os tornozelos... Relaxe as panturrilhas... Os joelhos... As coxas... Os quadris... Relaxe o abdome... O peito... Solte bem as costas... Os ombros...
Os braços... As mãos...
            Respire bem fundo... E solte o pescoço... O maxilar... O queixo... A nuca... Relaxe os olhos e os músculos do rosto... E a medida que você vai relaxando mais e mais... Perceba-se caminhando por um campo seguro e tranqüilo... Onde mais adiante há uma colina... Com um caminho que leva até o topo... E você vai subindo por esse caminho... Olhando o azul do céu... Como se você estivesse inspirando esse azul... E com ele preenchendo todo o lado esquerdo do seu corpo... Da cabeça aos pés... E a medida que você contorna a colina... Você chega ao segundo patamar... Onde você sente os raios de sol que chegam até você... Como se estivessem preenchendo a sua mente... O seu cérebro e a sua coluna... O eixo do seu corpo... Com essa energia solar... E à medida que você contorna mais uma vez... Você passa pelo quarto patamar... Onde você encontra uma névoa branca e suave... Que lhe traz uma sensação de paz e serenidade... Que vai preenchendo todo o seu ser... E contornando mais uma vez... Você chega ao quinto patamar... Onde você passa por baixo de um arco de galhos com folhas verdes... Bem verdes... Trazendo-lhe uma sensação de equilíbrio e harmonia... Que vai preenchendo e envolvendo você... E continuando a subir... Você chega ao sexto patamar... Onde você vê o céu avermelhado... Preenchendo você com entusiasmo e vitalidade... E continuando a subir... Você chega ao sétimo patamar... Onde agora o céu está todo violeta... Levando você a perdoar a toda a vida... Sem exceção... E assim livre... em sua Plena Consciência... Você chega ao topo da colina... Onde... Mais adiante... Você vê uma gruta de quartzo rosa... Translúcida e brilhante... Com a porta em forma de coração... E você entra na gruta... E no meio da luz... Você vê a figura de um Sábio... O seu Sábio... E aproximando-se dele... Você lhe entrega todos os seus medos... Dúvidas... Sofrimentos... E acolhendo todos os seus sentimentos negativos... Seu Sábio diz para que você saia da gruta com ele... E... Aí do alto da colina veja em cada patamar... As sete partes psíquicas de compõem você... A primeira... A segunda... A terceira... A quarta... A quinta... A sexta e a sétima... Observe bem... Qual delas precisa de ajuda... Primeiramente?... Qual a cor da roupa dela?... Perceba a cor da roupa de cada representação de si mesma... Em cada patamar... Perceba que... Agora... Seu Sábio eleva a mão direita... E começa a expandir luz colorida para cada uma dessas partes?... Quais são as cores que ele expande para cada uma delas?... Preste bastante atenção... Perceba como elas vão se fortalecendo... Revigorando-se... Tornando-se dispostas e ativas... (Estabeleça um intervalo de 3 minutos para esse momento da indução).
            Terminando essa tarefa... Volte para dentro da gruta com o seu Sábio... E agradeça a ele pela ajuda recebida... Sabendo que todas as vezes que você necessitar da ajuda dele... Ele estará a sua espera... Na gruta do coração... Saia da gruta... E perceba que ela vai-se transformando em luz rosa... Que você inspira profundamente... Preenchendo o seu peito... E então... Comece a descer a colina... Encaixando dentro de si cada parte psíquica... Agora reequilibrada.
            Passe pelo sétimo patamar e preencha-se com misericórdia... Vá contornando... Descendo... E ao passar pelo sexto patamar... Preencha-se com fé... Vá descendo... Contornando... E chegando ao quinto patamar... Preencha-se com equilíbrio e harmonia... Continue descendo... E ao chegar ao quarto patamar... Você se sente preenchida pela paz e pela serenidade... Vá contornando... Descendo... E chegando ao terceiro patamar... Vá se preenchendo  com amor por si mesmo e pelos seus semelhantes... Continue contornando... Descendo... E passando pelo segundo patamar... Preenchendo-se com Sabedoria... Descendo... Contornado... Chegando ao primeiro patamar... Onde você se sente totalmente preenchido (a) pela força para recomeçar a sua vida... Pouco a pouco voltando a se perceber aqui neste espaço... Sendo uma só pessoa... Respire bem fundo... Movimente-se e abra os olhos... Outra vez.
           


3 – O CAMINHO

Objetivos:

a)    identificar a Programação Inconsciente de Vida;
b)   identificar metas de realização pessoal e profissional;
c)    promover a orientação profissional.

Recursos:

a)      Aparelho de som;
b)      CD com música para ampliação de consciência, relaxamento ou meditação.
c)      Caixa com lenços de papel.

Aspectos Técnicos:

A noção de caminho induz o inconsciente humano ao processo de busca e representação simbólica de metas inconscientes. Trabalhando com regressão de memória, constatamos que todas as pessoas trazem uma programação inconsciente para a vida, na forma de probabilidades e tendências naturais, as quais poderão ou não se concretizar.
A mochila induzida na técnica representa os recursos de que o inconsciente dispõe para alcançar suas metas existenciais. O chão do caminho representa o nível de contato do indivíduo com a realidade e o calçado que ele utiliza, a sua adequação ou inadequação à  essa realidade.
As paisagens à direita e à esquerda estão relacionadas, respectivamente, ao lado racional e emocional, indicando possíveis pontos a serem trabalhados terapeuticamente.
O tipo de obstáculos descrito pelo cliente, além de identificado, pode ser trabalhado no sentido de reduzir ou eliminar as crenças auto-limitantes, que impedem o cliente de seguir o seu caminho, em direção às suas metas.
O símbolo que aparece no horizonte, representa o principal objetivo ou tendência de realização evolutiva do cliente. Algumas vezes, este objetivo de vida não inclui a carreira profissional, estando mais ligado à transformação de aspectos negativos da personalidade, em aspectos positivos. Nestes casos, a profissão seguida é apenas um componente secundário da evolução.
 Algumas pessoas podem apresentar dificuldades de escolha profissional, pelo fato de terem multi-habilidades, as quais as deixam confusas diante das várias possibilidades de realização. Cabe ao terapeuta ajudar o cliente a identificar qual a carreira para a qual apresenta maiores tendências e habilidades.

Descrição:

(Induzir o relaxamento das várias partes do corpo, como na técnica da Gruta.)

Imagine-se num lugar a princípio enevoado... Indefinido... Onde você sabe que está procurando o seu caminho... O seu objetivo de vida... Aquele caminho que só você pode seguir... E que está ligado à sua programação inconsciente para a vida...
E no início deste caminho... Você encontra uma mochila... Que contém todos os recursos... Concretos ou abstratos... Que você necessita para seguir a sua vida... Abra a mochila... E veja o que ela contém...
Perceba que a névoa vai se dissipando... E você pode ver o chão deste caminho... De que ele é feito?... Observe... Agora... A paisagem à direita deste caminho... O que existe?... E à esquerda?... Este caminho tem obstáculos?... (em caso afirmativo)... Como você lida com eles?...
Á medida que a névoa vai se dissipando... Veja o seu objetivo surgindo no horizonte... Como é este objetivo?... Imagine que... De alguma forma... Você alcança este objetivo... Como você se sente?... Quais as conseqüências para a sua vida... Quando você alcança este objetivo?... Olhe para trás... Para o caminho percorrido... E veja... Exatamente... O que você fez... que lhe permitiu alcançar este objetivo?... Você quer descobrir mais alguma coisa neste caminho?... O que?...
Perceba-se... Pouco a pouco... Voltando ao aqui-e-agora... Reintegrando a sua energia... Respirando profundamente... Até abrir os olhos outra vez.



4. ORDEM IMPLÍCITA

Objetivos:

a)      Demonstrar, concretamente, que todo organismo vivo ou grupo social possui uma tendência para a reorganização;
b)      Facilitar a identificação simbólica do movimento de reação de cada participante;
c)      Promover a recuperação da esperança e forma de ação.

Aspectos Técnicos:

Esta técnica está fundamentada em princípios de Física Quântica que afirma que o “Vazio Fértil” dá origem ao que se manifesta no mundo concreto. Também contempla o princípio auto-organizador proposto pela Gestalt-Terapia, segundo o qual, todo organismo, dadas as condições necessárias, tende par a “boa forma”, complementando a gestalt em aberto, restabelecendo o contato com a Sabedoria Interior.
            Nesta técnica, a expressão corporal evidencia o momento necessário para que cada um dos participantes saia do estado de consciência em que se encontra, para um estado mais elevado e auto-organizador da vida como um todo, evidenciando que por detrás do aparente aos, reina a Ordem Implícita no Universo.

Recursos:

a)      Aparelho de som.
b)       CD com música para ampliação de consciência, segundo os princípios da Musicoterapia (Aeoliah, Marcus Vianna ou úsica para meditação e Relaxamento.)
c)      30 cópias do texto “Ordem Implícita” em papel A4.

Descrição: Coloque o fundo musical (Utilize música para ampliação de consciência – Aeoliah, Marcus Viana ou outras músicas de relaxamento e meditação). Permanecendo fora, solicite aos participantes que fiquem de pé e formem um círculo, prestando bastante atenção a quem está a sua direita e a sua esquerda (Certifique-se de que todos memorizaram corretamente a posição, porque algumas pessoas têm problemas de percepção de lateralidade). Solicite que eles soltem as mãos e circulem pela sala, misturando-se uns aos outros. Num dado momento, solicite que eles parem onde estão e, sem sair do lugar, dêem a mão direita a quem estava a sua direita e a mão esquerda a quem estava a sua esquerda.Todos ficarão embaralhados. A partir desse ponto, com bastante calma, incentive todos os participantes a retornarem ao círculo original, observando atentamente o movimento necessário para isto (abaixar-se, pular, retroceder, avançar, contornar, acompanhar, liderar etc.). Quando o grupo conseguir refazer o círculo original, solicite que todos voltem às suas cadeiras, distribua o texto da “Ordem Implícita” e leia-o em voz alta. Depois promova a verbalização da experiência de cada um, ressaltando o movimento corporal identificado na técnica.
                                                               

     

ORDEM IMPLÍCITA

Subjacente ao caos existe uma Ordem Implícita que nos impulsiona ao desenvolvimento dos atributos necessários para que possamos resolver os nossos problemas de vida, mesmo quando eles nos parecem difíceis ou até mesmo insolúveis:
O primeiro atributo é a UNIÃO. Embora muitas vezes nos pareça mais simples soltarmos as mãos e sairmos do problema, somente a convivência com os outros nos mostra os aspectos que precisamos mudar em nós mesmos;
O segundo atributo é a FÉ. A confiança necessária para acreditarmos que estamos sendo sustentados por Deus e dispomos de todos os recursos para voltarmos à harmonia original;
O terceiro atributo é a SERENIDADE; a calma necessária para identificarmos cada movimento a ser feito e a sequência em que deverá ser feito;
O quarto atributo é a AÇÃO. Sem o nosso movimento, nada poderá ser modificado;
O quinto atributo é a FLEXIBILIDADE, para contornarmos os obstáculos e seguirmos adiante;
O sexto atributo é a HUMILDADE, porque muitas vezes precisamos dobrar os joelhos, para passarmos por baixo dos obstáculos que se apresentam;
O sétimo atributo é a CORAGEM, porque muitas vezes precisamos saltar os obstáculos que nos impedem de caminhar;
O oitavo atributo é a DETERMINAÇÃO, para persistirmos, até que a Ordem Divina tenha-se restabelecido;
O nono atributo é a SOLIDARIEDADE; a ajuda que recebemos e a ajuda que oferecemos ao próximo, facilitando nossos movimentos de libertação;
Assim, alcançaremos a GRAÇA de descobrirmos que, por detrás das nossas imperfeições, está a PERFFEIÇÃO DIVINA, que espera no silêncio, para ser por nós, manifestada.
Que Deus abençoe a todos aqueles que trabalham pelo MUNDO DE PAZ que todos nós desejamos!

Dra. Sueli Meirelles
Especialista em Psicologia Clínica – CRP 05/11601
Whatsapp: (22) 999.557.166




3 – CONCLUSÃO

Considerando a situação emergencial para a produção desta apostila, deixamos de citar, no texto, a fundamentação teórica pertinente à cada técnica. Nosso objetivo é apenas facilitar a compreensão e memorização dos procedimentos de intervenção, para aplicação imediata. Além disso, este trabalho focal não exclui a necessidade de formação técnica dos profissionais, na abordagem proposta, nem a necessidade de atendimento terapêutico posterior, aos assistidos.
 Para os profissionais e alunos de psicologia, que desejem conhecer melhor a ATH – Abordagem Transdisciplinar Holística em Psicoterapia, incluímos aqui uma listagem de indicações bibliográficas.


4 – INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS



  1. BANDLER, Richard; GRINDER, JOHN. A Estrutura da Magia. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

  1. ________________________________. Atravessando: passagens em psicoterapia. São Paulo; Summus,1984.

  1. ________________________________. Resignificando: Programação neurolingüística e a transformação do significado.  São Paulo: Summus,1986.


  1. BOFF, Leonardo. Saber Cuidar. Petrópolis: Vozes, 1999.

  1. _____________. O Despertar da água. Petrópolis: Vozes, 1998.

  1. _____________. Ecologia: Grito da Terra, grito dos pobres. São Paulo: Ática, 1995.

  1. _____________. Nova Era: A civilização planetária. São Paulo: Ática, 1994.

  1. BOFF, Leonardo; BETTO, Frei. Mística e Espiritualidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

  1. BOHM, David. A Totalidade e a Ordem Implicada. São Paulo: Cultrix, 1992.

  1. BRANDÃO, Denis M. S.; CREMA, Roberto (orgs). Visão Holística em Psicologia e Educação. São Paulo: Summus, 1991.

  1. BRANDÃO, Denis M.S; CREMA, Roberto. O novo Paradigma Holístico: ciência, filosofia, arte e mística. São Paulo> Summus, 1991.

  1. ___________________________________. Visão Holística em Psicologia e Educação. 
                                                                                São Paulo: Summus. 1991.
  1. BIASE, Francisco Di. O Homem Holístico: A unidade mente-natureza. Petrópolis: Vozes, 1995. 2ª Ed.
  2. CAMPBELL, Joseph. As Máscaras de Deus. São Paulo: Palas Athena, 1992.
  3. _________________. A Extensão Interior do Espaço Exterior. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
  4. _________________. O Poder dos Mitos. São Paulo: Palas Athena, 1990.
  5. _________________. O Herói de Mil faces. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1988.
  6. CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação. São Paulo: Cultrix, 1982.

  1. ____________ . O Tao da Física: Um paralelo entre a física moderna e o misticismo oriental. São Paulo: Cultrix, 1983.

  1. ____________. A Teia da Vida. São Paulo: Cultrix/Amana-Key, 1997.

  1. ____________ . Sabedoria Incomum; Conversas com pessoas notáveis. São Paulo: Cultrix, 1988.

  1. _____________. Pertencendo ao Universo: Explorações nas fronteiras da ciência e da espiritualidade. São Paulo: Cultrix, 1991.

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Dados sobre a Autora:

SUELI MEIRELLES – Professora, Pesquisadora e Especialista em Psicóloga Clínica – CRP 05/11601, cm 33 anos de prática clínica com Técnicas de Hipnose Ericksoniana, Regressão de Memória e Reprogramação Mental.  MBA em Gestão de Projetos na Abordagem Transdisciplinar UNIPAZ – UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DA PAZ. Membro do CIT – Colégio Internacional de Terapeutas. Membro do GAIAN INSTITUTE (Ecologia Integral) Membro da ALUBRAT – Associação Luso Brasileira de Psicologia Transpessoal.

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