Tradução

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

TRABALHAR, CONVERSAR, ORAR E DIVERTIR...



Linguisticamente, os verbos representam nossas atitudes e ações, diante da vida. No filme “Comer, Rezar e Amar”[1], a personagem de Júlia Roberts faz um percurso de autoconhecimento, através dessas ações, até encontrar o companheiro dos seus sonhos...
Colocando os romantismos à parte, em 1986, a UNESCO reuniu Cientistas, Filósofos, Líderes Religiosos e Artistas em torno da questão da infelicidade humana, apesar dos avanços tecnológicos da sociedade atual. Esta reflexão os conduziu aos estudos de Carl Gustav Jung, em relação às quatro funções psíquicas (razão, emoção, sensação e intuição), por sua vez geradoras dos quatro campos do conhecimento (ciência, filosofia, artes e tradições espirituais). Deste modo, chegamos aos quatro verbos acima referidos. Então, vejamos:
Entre a razão e a sensação, temos o campo da ciência, da objetividade, do trabalho e da compreensão racional do que percebemos através dos nossos cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar), voltados para a realidade tridimensional. Quando uma pessoa está sem trabalho ou emprego, perde o sentido de sua utilidade, no contexto social. Entre a razão e a intuição, temos o campo da filosofia, do diálogo, das conversas e questionamentos necessários à compreensão racional e elaboração do que nos é intuído. Sem amigos ou amigas surge o sentimento de solidão, pela falta de desabafo.  Entre a intuição e a emoção, temos o campo da religiosidade, onde podemos colocar em prática as nossas intuições, através de nossas ações afetivas em benefício de nossos semelhantes. No contexto do Templo Sagrado, estamos em comunhão com os nossos semelhantes e experimentamos o sentimento de pertinência, dentro daquele estado de consciência e visão de mundo, com a qual nos identificamos. Entre a emoção e a sensação, temos o campo das artes, do laser, da criatividade, do esporte e do contato com a natureza, onde estaremos repondo nossas energias e expressando nossas emoções. Chegamos, assim, aos quatro verbos essenciais, para que tenhamos equilíbrio psíquico e saúde integral: Trabalhar nos dá senso de utilidade, de pertencimento social e identidade profissional. Significa que temos algo de bom a oferecer, cujos serviços outros necessitam; Conversar, ter amigos e amigas, com os quais compartilhar experiências e momentos de laser, são essenciais à saúde mental; Orar nos permite o religare, a reconexão com a Grande Fonte, o Divino que nos habita e fortalece; Divertir, tanto no sentido de ter bom humor e divertir-se como no sentido de transmitir alegria no convívio social, completa a lista dos quatro verbos necessários à manutenção do bem estar físico, emocional, mental e espiritual.
No consultório, quando aplicamos a Técnica das Quatro Funções Psíquicas, percebemos que algumas pessoas afastam-se do seu ponto de equilíbrio, concentrando atenção num ou dois campos de ação, em detrimento de outros. Então, pense nisso: Como você está lidando com os quatro verbos essenciais e como estão esse quatro campos de atuação em sua vida?

                                                    Sueli Meirelles, em Nova Friburgo, 20 de Fevereiro de 2020.

Compartilhe e ajude a formar a Nova Mentalidade.
Email: suelimeirelles@gmail.com
Whatsapp: 55 22 99955-7166



[1]Link para o Filme: Comer, Reza e Amar: https://www.youtube.com/watch?v=wNoQZ1-K2I0tREILL


Nenhum comentário:

Postar um comentário