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quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O EU DIVIDIDO


            O principal objetivo da Abordagem Transdisciplinar em Ciência é o resgate da inteireza do Ser Humano. Nas Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação, o Ser Humano é um Eu Dividido: Seu corpo físico está situado na área biomédica, enquanto sua mente integra a área humana do conhecimento. Tal fragmentação de conceitos se reflete numa abordagem igualmente fragmentada da saúde, como se fosse possível ter saúde física, sem que se tivesse saúde mental.
 Numa visão mais abrangente e atualizada, a Organização Mundial de Saúde conceitua o termo “Saúde” como o bem-estar físico, emocional, mental e espiritual do indivíduo, podendo este conceito ser ainda ampliado para grupos, organizações e nações. O trabalho preventivo na área de saúde deve, não somente incluir as várias especialidades (Medicina, Psicologia, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Biologia... para apenas citar algumas (são ao todo 14 especialidades), mas também os diferentes níveis de funcionamento do Ser Humano, hoje compreendido como um Ser Multidimensional, que tem um corpo físico, em permanente interação com os seus níveis extra-físicos de funcionamento emocional, mental e espiritual. Partindo deste princípio, podemos compreender a necessidade de se desenvolver mais o conceito de Saúde Integral, como um estado de “estar a salvo” de riscos e ameaças, internas e externas, que possam afetar a saúde do Ser Humano como um todo.
No primeiro Século da Era Cristã, em Alexandria, no Egito, havia uma comunidade de terapeutas, um misto de Sacerdotes, Médicos, Psicólogos e Professores que cuidavam do Ser Humano como um todo. O termo terapeuta, lingüisticamente, tem o sentido de curador da alma; uma espécie de hermeneuta ou intérprete da linguagem do inconsciente humano, capaz de auxiliar o indivíduo a reorganizar o seu imaginal. O nível imaginal do Ser Humano se refere às crenças que direcionam sua vida, estas, por sua vez, constituídas por padrões lingüísticos e por uma visão de mundo que poderá ser auto-limitante ou auto-libertadora, diante dos obstáculos encontrados. Quando estes são compreendidos como desafios através dos quais o indivíduo irá desenvolver novas habilidades e competências para lidar com a vida, funcionam como estímulos ao desenvolvimento; quando, por sua vez, são compreendidos como castigo, rejeição e falta de oportunidades, geram a apatia cidadã, tão presentes naqueles que já perderam todas as esperança diante da vida.

            Sob este enfoque, o ponto de partida para a manutenção do estado integral de saúde, por pouco que estejamos habituados a este conceito, começa pela saúde espiritual. As pesquisas na área de psicossomática, desde há algum tempo, comprovaram os efeitos curativos da fé. Acima de tudo, a fé internalizada se expressa pela autoconfiança decorrente de estar consciente do sentido da própria vida; de uma missão existencial que, por si só, coloca o Divino dentro de cada indivíduo, na forma de motivação e entusiasmo, diante da possibilidade de concretização de um ideal. Estes componentes espirituais da vida, por sua vez, irão se refletir no padrão mental do indivíduo. Os pensamentos lamentosos e pessimistas serão naturalmente substituídos por metas existenciais bem definidas, positivas e construtivas, levando o indivíduo ao engajamento em atividades condizentes com os ideais que tenha estabelecido para a sua vida. Este padrão mental positivo provocará o surgimento de emoções igualmente positivas, de entusiasmo, otimismo, alegria, motivando o indivíduo para a realização desses ideais, através de ações concretas. No nível físico, este sentido de vida estará aliado a uma alimentação saudável e aos exercícios físicos de ativação muscular  que o corpo precisará para se mobilizar em direção de suas metas.
            Esta visão integral do Ser Humano exige uma Abordagem Científica Transdisciplinar, revertendo a tendência de fragmentação do conhecimento por especialidades, através de um diálogo interdisciplinar, entre os profissionais de saúde, para que, posteriormente, se amplie esta proposta para o nível transdisciplinar, em que os profissionais de saúde, já integrados, poderão dialogar com outros Saberes, igualmente importantes para a compreensão do Ser Humano.
            Tal amplitude de compreensão do Ser Humano exige que aqueles que têm a missão de lidar com qualquer um desses aspectos da experiência humana, reúnam-se em torno do seu foco de estudo (o Ser Humano), resgatando a compreensão de sua inteireza física, emocional, mental e espiritual, para promover uma mudança de mentalidade, sem a qual nada mais será possível.

            Por este aspecto, Sacerdotes, Médicos, Psicólogos, Professores,  Instituições Religiosas, Educacionais e Empresas (aliados a ações governamentais), são agentes sociais e pólos executores fundamentais para a transformação do ”Eu Dividido”  num “EU SOU” consciente de sua missão existencial: Conhecedor de suas origens, de suas metas e, principalmente, do sentido de sua passagem pelo planeta.


                                                       SUELI MEIRELLES   Site: www.suelimeirelles.psc.br


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