Tradução

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

COMO FUNCIONA A MENTE HUMANA


            Durante muitos séculos, as pesquisas científicas estiveram voltadas para a compreensão do mundo externo, alcançando níveis tecnológicos surpreendentes. Os princípios da Física Clássica serviram de base para o desenvolvimento de toda a tecnologia que conhecemos hoje. Este modelo científico prevaleceu até o início do século XX, quando Albert Einstein desenvolveu a Teoria da Relatividade, segundo a qual energia é matéria dispersa, e matéria é energia concentrada, abrindo caminho para as pesquisas da Física Quântica interessada na compreensão do fantástico mundo da energia, que ora se manifesta como onda, ora como partícula. Esta simples mudança de modelo científico, com maior enfoque na dinâmica energética, permite que possamos melhor compreender o próprio ser humano: Enquanto o funcionamento estrutural e bioquímico do ser humano é objeto de estudo da Medicina, que conta com recursos altamente especializados; o funcionamento energético e funcional deste mesmo ser humano é objeto de estudo da Psicologia, com base nas mais avançadas pesquisas no campo da Física Quântica. Dentro deste enfoque, o cérebro humano é um campo de probabilidades de conexões neurológicas, comandadas por padrões mentais específicos. Isto significa dizermos que, a partir daquilo que pensamos (e como pensamos), emitimos comandos que, através do hipotálamo (centro das emoções no cérebro) são traduzidos em reações emocionais (positivas ou negativas) que, na forma de comandos bioquímicos, através dos chacras, em correspondencia com o  sistema glandular,  levam informações para todo o organismo, promovendo a sua saúde ou a sua doença. Desta forma, quer estejamos conscientes disso ou não, temos uma participação ativa nos processos orgânicos, que resultam em sintomas. Estes, por sua vez, podem ser compreendidos como “pedidos de socorro” de um organismo que está sendo freqüentemente bombardeado por uma infinidade de comandos, muitas vezes sem nenhuma coerência, como se a mesma pessoa desse alguns passos para frente e, logo em seguida, a mesma quantidade de passos para traz, anulando o primeiro movimento positivo que tenha efetuado. Isto explica porque muitas pessoas, mesmo se esforçando para modificar alguns padrões mentais e emocionais, falham em suas intenções.
            O cérebro humano funciona exatamente da mesma forma que um computador, sendo apenas muito mais poderoso e fantástico.
            Em primeiro lugar, ele somente identifica e obedece à parte afirmativa dos comandos. Isto significa dizermos que, o primeiro passo para a modificação dos padrões mentais e emocionais, é informar ao próprio cérebro, com frases afirmativas e bem definidas, exatamente aquilo que se deseja alcançar. Quanto mais estas informações forem precisas e bem detalhadas, mais o cérebro terá condições de identificar e aproveitar as oportunidades que se apresentam na vida, para a sua concretização. Este método de Reprogramação Mental permite reconhecer os padrões mentais e emocionais viciosos que são fortalecidos, cada vez que uma pessoa, num processo de auto-hipnose negativa (através da sua própria fala) ativa os comandos neurológicos que a reconduzem aos estados de sofrimento, expressando-os na forma de depressões, síndromes de pânico, transtornos obsessivo-compulsivos, e toda a sorte de alterações comportamentais.

            Comparando o psiquismo humano com um computador, podemos dizer que enquanto o cérebro pode ser compreendido como o Hardware, a máquina, a estrutura física, a mente corresponde ao Software, aos programas (metaprogramas, segundo a Neurolingüística) que estabelecem a maneira como nos posicionamos para reagirmos diante das diferentes situações da vida. Enquanto algumas pessoas percebem os obstáculos da vida, como desafios a serem ultrapassados, outras os identificam como imensas e intransponíveis muralhas, diante das quais se sentem paralisadas. Enquanto algumas pessoas buscam se associar a outras, juntando forças para alcançarem suas metas, existem pessoas que vêem o mundo pelo lado crítico, percebendo apenas as diferenças que as afastam das demais. Pare e procure perceber quais os programas mentais que estão gerenciando a sua vida, e saiba que é possível reprogramá-los, tornando-se uma pessoa mais feliz e produtiva.

                                                       SUELI MEIRELLES    Site: www.institutoviraser.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário