Tradução

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

REPROGRAME-SE PARA O NOVO ANO

O Ser Humano Integral tem uma estrutura quaternária: A primeira é a estrutura funcional, representada pelos padrões mentais que direcionam todo o organismo. A segunda é a estrutura energética, composta pelas emoções positivas ou negativas, originadas nos padrões mentais. A terceira é a estrutura bioquímica, através da qual os comandos emocionais de energia são transformados em comandos bioquímicos, fluindo pelo meio líquido do corpo. A quarta é a própria estrutura do corpo físico, a qual reflete tudo aquilo que ocupa a mente.
Habituadas aos conceitos científicos que vigoraram nos últimos séculos, as pessoas percebem as situações adversas como algo externo a si mesmas, perdendo contato com o poder de harmonização que já existe em seu interior. Este poder auto-organizador, que já constitui a essência do Ser Humano, é a base da saúde física, emocional, mental e espiritual, acessível a todos aqueles que se dispõem a dedicar um pouco do seu tempo, em busca do autoconhecimento. Quando isso acontece, para sua própria surpresa, a pessoa descobre que sua mente inconsciente, que é inteligente e poderosa, através de uma linguagem simbólica, como a linguagem dos sonhos, comanda todo o organismo, contribuindo para que ela seja feliz ou infeliz; bem ou mal sucedida; saudável ou não. Aliás, o termo saudável tem o mesmo radical lingüístico de salvação, significando estar a salvo de algo prejudicial à saúde ou à vida.
Quando em estado de relaxamento, o inconsciente, que corresponde ao Sistema Nervoso Autônomo, torna-se acessível às sugestões do consciente, permitindo a substituição de padrões mentais negativos, por outros mais positivos, o que, por sua vez, irá se refletir em todos os aspectos da vida de uma pessoa.
Partindo deste conhecimento e, aproveitando a chegada de um novo ano, reprograme-se, estabelecendo metas construtivas para si mesmo:
Procure um lugar tranqüilo, sente-se confortavelmente, feche os olhos e comece a respirar bem fundo. Perceba que a princípio, as preocupações que habitualmente ocupam a sua mente começam a vir à tona. Imagine-as saindo como pequenas bolhas de sabão, estourando diante de seus olhos e, imediatamente, desaparecendo. Faça isto, até que nenhum outro pensamento interferente apareça. Desta forma, você estará aquietando a sua mente consciente, para que ela se conecte com a sua Sabedoria Interna, guardada no mais profundo do seu Inconsciente.
Faça, então, uma revisão do ano que terminou. Coloque-se como observador de sua própria vida. Faça isto sem julgamentos ou culpas. Lembre-se de que erros e acertos são formas de aprender o que fazer e o que não fazer. Olhe para os seus erros e perdoe-se, porque você fez o melhor possível, de acordo com o seu conhecimento naquele momento. Se as emoções aparecerem, deixe-as sair livremente: Traga à consciência a raiva, o medo, a tristeza ou a dor que tais acontecimentos lhe causaram, libertando-se das emoções negativas. Se você quiser uma representação mais concreta para si mesmo, escreva tudo isto numa pequena folha de papel e queime-a. Olhe a chama consumindo suas frustrações, e pense no que você pode retirar de positivo dos seus próprios erros. Lembre-se de que, com os erros, aprendemos o que não fazer. Deixe sua mente descansar, serenamente, por alguns minutos, concentrando a sua atenção, em sua própria respiração; apenas sentindo-se vivo/viva.
Imagine, agora, que você está no início de um novo caminho de vida, onde você encontra uma mochila com todos os recursos que você trouxe, para cumprir a sua missão existencial. Pegue a mochila, abra-a e, com os olhos da sua mente, veja o que ela contém... Quais são as suas habilidades naturais; aquilo que você sabe fazer muito bem; aquilo que você é capaz de realizar e que lhe traz prazer. Imagine-se pronto para seguir seu caminho, e olhe à sua volta: A paisagem à direita representa a sua percepção racional em relação à vida, e a paisagem à esquerda, representa a sua percepção emocional. Observe o que aparece, e busque compreender como o seu Inconsciente representa estas percepções. Observe se no seu caminho aparecem impedimentos, e como você lida com eles. Aprenda com a Sabedoria da Vida, que o rio alcança o mar, porque contorna os obstáculos. Procure perceber que, em algumas situações, você pode estar sendo radical ou intransigente, e isto pode estar lhe impedindo de ser bem sucedido (a). Reprograme-se para ser mais flexível, adaptando-se melhor aos imprevistos, para que você possa atravessá-los e seguir em direção às suas realizações.
Com os olhos da sua mente, olhe para o seu objetivo, lá adiante. Veja-se agindo, ouça-se falando, e sinta-se realizando esta meta. Busque seus sentimentos neste momento. Deixe que o prazer da realização vibre por todo o seu Ser. Imagine-se olhando para o caminho percorrido, e perceba qual foi o passo importante, que permitiu que você alcançasse o seu objetivo de vida. Este é o ponto principal, sobre o qual você poderá promover mudanças de comportamento, transformando-se numa pessoa mais positiva e construtiva. Imagine-se tendo concretizado o seu objetivo - Estabeleça metas positivas e que só dependam de você mesmo (a) para serem concretizadas – Avalie a viabilidade dessas metas. A diferença entre um sonho e um projeto é o conhecimento dos passos que conduzem ao objetivo estabelecido.
Deixe que estas novas informações tomem consistência em todo o seu Ser e prepare-se para 12 meses promissores e Plenos de Realizações. Feliz Ano Novo!

Sueli Meirelles - Professora, Pesquisadora e Especialista em Psicologia Clínica. CRP 05/11601. MBA em Gestão de Projetos. Escritora e Palestrante.

Site: www.institutoviraser.com
Whatsapp: 55 22 99955-7166
suelimeirelles@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário