APRESENTAÇÃO
Primeiramente devo lembrar aos prezados leitores, que
os fatos psíquicos aqui descritos correspondem aos dados clínicos coletados
durante as sessões terapêuticas realizadas com cada amigo evolutivo[1]
aqui referido, revelando, a partir das memórias transpessoais de cada um, a
“Teia da Vida”, tecida através dos milênios, em momentos de encontro e
desencontro, entre eles.
Nesta edição acrescentamos referências bibliográficas
publicadas após o término da primeira etapa do processo terapêutico desta
família, permitindo que os fenômenos aqui relatados possam ser melhor
compreendidos, do ponto de vista técnico.
Os diálogos terapêuticos, conforme anotados na ficha
clínica de cada amigo evolutivo, foram acrescidos de explanações teóricas, para
que se pudesse evitar, a cada momento, a inclusão de citações que estariam
cortando a seqüência dramática do relato vivencial, dessa forma prejudicando a
expressão emocional do texto. As referências bibliográficas estarão contidas
nas notas de rodapé.
O foco central, aqui, é o sentimento das personagens
destas histórias reais. Focalizamos o processo de ampliação da consciência
dessas pessoas sobre si mesmas, e sobre o mundo a sua volta, à medida que foram
integrando, no presente, as emoções contidas em suas memórias transpessoais,
tornando-se seres humanos mais inteiros. A bibliografia citada no final desta
obra compõe o referencial teórico da ATH – Abordagem Transdisciplinar Holística[2] em
Psicoterapia, para aqueles que estejam interessados num estudo mais
sistematizado dos fenômenos aqui relatados.
A forma romanceada de relato facilita a percepção da
amplitude e profundidade de um processo psicoterápico, dentro da Abordagem
Transdisciplinar, para o público leigo, que poderá se beneficiar, a partir da
identificação com muitos dos fenômenos aqui descritos, através dos quais irão compreender
suas próprias experiências.
Aos profissionais de saúde mental, esta obra oferece a
possibilidade de considerarem a abertura conceitual de seus enquadres
metodológicos[3], quando
estes ainda estiverem baseados no antigo paradigma newtoniano-cartesiano[4],
para a abrangência dos fenômenos de Estados Superiores de Consciência[5],
que tanto nos esclarecem sobre o sentido espiritual da existência humana.
Acima de tudo, este livro resgata a fantástica
experiência de entrega e abertura[6]
para a vivência de fenômenos somente possíveis em estados elevados de
consciência, cujos significados, muitas vezes, sequer podem ser traduzidos em
palavras.
Fica aqui, por último, o convite a todos aqueles que
tiverem coragem suficiente para se libertarem das dúvidas e questionamentos
sobre este tema tão fascinante da espiritualidade humana, aventurando-se a viver
a inigualável experiência de se transformar em autor de um livro de histórias
vividas...
Um livro que relata os reencontros no tempo, de vários membros da mesma família, desde o Antigo Egito, até o presente, evidenciando a justiça das Leis de Livre Arbítrio e Causa e Efeito, na Teia da Vida, tecida através dos milênios.
[1] AMIGO
EVOLUTIVO – Termo utilizado pelo Psicólogo e Antropólogo Roberto Crema para
designar a pessoa que busca terapia, dentro da Abordagem Transdisciplinar
Holística, e que não mais é percebido como um mero paciente (postura passiva)
ou cliente (alguém que contrata serviços profissionais), mas como alguém que,
no encontro terapêutico busca um processo de crescimento interior ou evolução,
que envolve ambas as partes. “(...) é assim que denomino uma pessoa que se
encontra sob os meus cuidados terapêuticos...” (CREMA, Roberto. Antigos e novos
terapeutas: Abordagem transdisciplinar em terapia. Petrópolis /RJ,
Vozes, 2002. Pág.23)
[2] ABORDAGEM
TRANSDISCIPLINAR HOLÍSTICA – “Recusando qualquer projeto globalizante, qualquer
sistema fechado de pensamento, qualquer nova utopia, reconhecemos, ao mesmo
tempo, a urgência de uma pesquisa verdadeiramente transdisciplinar, em
intercâmbio dinâmico entre as ciências “exatas”, as ciências “humanas”, a arte
e a tradição. De certa forma, essa abordagem transdisciplinar está escrita em
nosso próprio cérebro através da interação dinâmica entre seus dois
hemisférios. O estudo conjunto da natureza e do imaginário, do universo e do
homem poderia, assim aproximar-se melhor do real e permitir–nos enfrentar melhor
os diferentes desafios de nossa época.” (BRANDÃO, Denis M.S.; CREMA, Roberto. O
Novo Paradigma Holístico: ciência, filosofia, arte e mística.. São Paulo:
Summus, 1991. Pág.12)
[3] ENQUADRE
METODOLÓGICO – Refere-se aos pressupostos teóricos que delimitam a maneira como
o terapeuta percebe o seu cliente. Quanto mais o enquadre for especializado e
restrito, maior será a possibilidade de que o comportamento do cliente seja
considerado fora dos padrões de normalidade. Quanto mais amplo o referencial
teórico do terapeuta, maior a sua capacidade para compreender os referenciais
de mundo do seu cliente. Daí se infere a importância da Visão Holística e da
Abordagem Transdisciplinar no processo terapêutico. “Deixando para trás o
material didático, o psicoterapeuta holístico descobre que o seu fazer
psicológico tornou-se algo intrinsecamente ligado ao seu SER e que, desde há
muito tempo, já sabia exatamente como agir, encontrando em si próprio a chave
mágica que abre as portas da comunicação inconsciente e o coloca em sintonia
direta com o seu cliente, num clima recíproco de comunhão e sinergia. (...) Os
resultados que podem ser obtidos através desses procedimentos vão muito além do
que poderia ser dito sobre um conjunto de técnicas. O que decorre do encontro
entre cliente e terapeuta, ficará para sempre escrito no grande livro da
vida...” (MEIRELLES, Sueli. Abordagem Transdisciplinar Holística: Apostila de
Técnicas de Intervenção em ATH- Abordagem
Transdisciplinar Holística em Psicoterapia. Rio
de Janeiro: Instituto Vir a Ser. Edição 2006. Pág.4)
[4] PARADIGMA
NEWTONIANO-CARTESIANO II - Pierre Weil: Segundo o Paradigma
Newtoniano-Cartesiano “um observador, emocionalmente neutro e impessoal,podia
assim descobrir fatos e leis; que podiam ser redescobertos por outros pesquisadores,
permitindo uma validação consensual considerada indispensável; a possibilidade
dessa validação por outros pesquisadores era e é ainda baseada nas bem
conhecidas leis da causalidade e do determinismo: nas mesmas condições
experimentais, as mesmas causas produzem o mesmo efeito, e todo fenômeno tem
uma causa, da qual ele constitui um efeito.” WEIL, Pierre. A Mudança de Sentido
e o Sentido da Mudança. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 2000. Pág.(18)
[5] ESTADOS
SUPERIORES DE CONSCIÊNCIA – “Existem
quatro estados de consciência. Em cada um deles vivemos uma ordem de realidade
diferente. São a vigília, o sonho, o sono sem sonho e a super-consciência ou
estado transpessoal. No estado de vigília, experimentamos uma realidade de
separatividade que favorece a vivência de um mundo de causalidade linear, pois
estamos usando os sentidos físicos e o raciocínio lógico-formal. No estado de
sonho, perdemos o contato com o mundo físico e tornamo-nos sujeitos a
percepções extra-sensoriais. No estado de sono profundo, a consciência em
estado puro ainda está adormecida. No estado de super-consciência ou estado
transpessoal, vivenciamos uma realidade dentro de uma dimensão fora do
tempo-espaço.” (WEIL, Pierre. Os Mutantes: Uma nova humanidade para um novo
milênio. Campinas; Verus, 2003. Pág.43/44).
[6] ABERTURA – “Inicialmente, é imprescindível uma abertura e
inclusividade para abranger o desconhecido e acolher as mais diversas visões e
discursos sobre o real. Humildade ou capacidade de assumir o próprio tamanho
também é fundamental. Ninguém pode pretender supremacia nessa abordagem que
parte do reconhecimento da impossibilidade de abranger a realidade a partir de
um só domínio ou esfera, por mais capacitado que possa ser o seu porta-voz. A
árdua e fecunda convivência com a diferença é exigida e, para tal, tornam-se
necessárias persistência e boa capacidade de suportar frustrações, bem como o
respeito proveniente do que D’Ambrosio denomina uma ética da diversidade.”
(WEIL, Pierre; D’Ambrósio, Ubiratan; Crema, Roberto Rumo à nova
transdisciplinaridade: sistemas abertos de conhecimento. São Paulo: Summus
Editorial, 1993. Pág. 155)
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