Tradução

domingo, 3 de maio de 2020

A SOCIEDADE IDEAL - Comportamento


Em meio a pandemia de polarizações e polêmicas, tenho pensado muito sobre o nossa sociedade e sobre o que precisamos mudar, para podermos viver em harmonia e termos realização pessoal, condições essenciais para o nosso bem estar social? Tais reflexões me conduziram a rever os conceitos propostos por Abraham Maslow, psicólogo humanista americano, que ficou conhecido no meio acadêmico por seus estudos sobre a motivação humana, trazendo-nos a proposta do atendimento de uma hierarquia de necessidades básicas do Ser Humano, para que a felicidade possa ser alcançada.
Para ele, em primeiro lugar, o ser humano precisa de atendimento às suas necessidades fisiológicas, tais como sede, sono, sexo, alimentação ... E já neste nível, identificamos lacunas na estrutura de sustentação social, tais como saneamento básico, condições de higiene e nutrição adequadas. Quantos problemas iniciais!...
Em segundo lugar, ele coloca as necessidades de segurança, emprego, recursos, saúde e moradia. Como ainda estamos longe disso!...
Em terceiro lugar, ele situa a importância de pertencimento a uma família, acolhimento, relações afetivas e amizades saudáveis, evidenciando a carência social desses valores, em nossa sociedade decadente. Valores que foram atacados e desconstruídos, com objetivos manipulativos. Povo separado, povo em conflito, é povo enfraquecido!
Em quarto lugar ele ressalta a importância da auto-estima, da autoconfiança, reconhecimento e respeito mútuo. Como as nossas relações perderam qualidade!...Perdemos o hábito da gentileza, em nossas relações familiares e sociais!
Por fim, no alto da pirâmide, ele coloca a criatividade, auto-realização, solução de problemas e aceitação dos fatos, até mesmo para que possamos contorná-los e alcançar nossas metas evolutivas.
Penso que este é um bom momento para começarmos a pensar em estratégias de mudanças construtivas para o nosso país e para o nosso planeta, quando pudermos nos reunir outra vez. Penso que este é um bom momento para deixarmos ir o passado, dele recolhendo profundas e significativas aprendizagens; aprendendo com nossos erros e acertos; com motivação, maturidade, integridade e espírito de doação por esta nossa terra, que se encontra por nós contaminada e adoecida, para que realmente possamos manifestar a sociedade ideal em nossa realidade planetária.

                                                   Sueli Meirelles, em Nova Friburgo, 03 de Maio de 2020.

Link para a página inicial do Blog Sueli Meirelles: http://sueli-meirelles.blogspot.com/

Deixe seu Like, compartilhe e ajude a formar a Massa Cristica da Nova Consciência Planetária.
Email: suelimeirelles@gmail.com
Whtasapp: 55 22 99955-7166

Nenhum comentário:

Postar um comentário