Tradução

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

REFLEXÕES SOBRE OS NOSSOS HINOS - Cidadania

 


            Como de hábito, ao escrever, busco a origem etimológica das palavras. Assim sendo, mais uma vez recorri ao Dicionário, para compreender o significado mais profundo de cantarmos os nossos hinos, seja o Hino Nacional, da Bandeira ou da Independência do Brasil. A primeira definição que encontrei é referente aos hinos religiosos, com o significado de “canto em louvor a Deus: “Poema ou cântico composto para glorificar deuses ou heróis.”

            Em seguida, aparecem vários aprofundamentos em relação aos hinos, em honra da Pátria: “Hino é uma composição musical. Pode ser de espírito religioso, escrito especificamente para louvor ou adoração tipicamente endereçado a Deus. Além dos hinos religiosos, existem hinos patrióticos (Hino nacional), desportivos e outros.”

            Este aprofundamento de significados chamou a minha atenção: “Uma questão interessante em relação aos hinos, é a confusão que se faz a respeito do que é hino e o que é louvor. Então, o hino é uma música, é um estilo musical, e o que dá sentido a ele, o que faz dele um hino, é o sentimento que a letra traz, a mensagem que é passada.” (nosso grifo).

            E então, reflito com os leitores deste artigo: Se o que transforma um canto num verdadeiro hino é o sentimento que a letra nos traz, em que momento perdemos a conexão simbólica e afetiva com os nossos hinos pátrios, esquecidos nos pátios das escolas, onde bandeiras desbotadas tremulam sem a reverência de nossas crianças e jovens? Em que momento se perdeu o amor a pátria, proposto pelos poetas que escreveram as letras dos nossos hinos, com palavras antigas, cujos significados foram esquecidos pelo povo e precisam de um glossário[1] para serem compreendidos, no presente? Em uma última definição, em relação ao Hino Nacional, encontramos: “O Hino Nacional é a voz de nosso povo exaltando sua terra; (nosso grifo) a música e a melodia sublimam fatos históricos que descrevem nossa identidade e nossa cultura. A sua letra vai além de oferecer conhecimento aos indivíduos que formam a nossa nação – ela é o rosto dos relacionamentos sociais e é a expressão de nossas almas.” (Wikipédia).

            Se o Hino Nacional é a voz e o rosto do nosso povo, exaltando a nossa terra, sublimando fatos que descrevem a nossa identidade e cultura, o que estamos esperando para resgatar estes símbolos sagrados?

            Se nos lembramos de que a linguagem determina a visão de mundo e cantarmos, em sequência o Hino Nacional, o Hino da Bandeira e o Hino da Independência, veremos que, em síntese, nossos Hinos contam a História e a Glória do nosso País, falando de: Terra, natureza, bosques, flores, imensidão, grandeza, glória, gentileza, amor, esperança, liberdade, sol, estrelas, iluminação, esplendor, céu, paz, sagrado e feliz. O que mais precisamos compreender que o nosso canto não diz?...

                                     Sueli Meirelles em Nova Friburgo, 28 de Setembro de 2022.

Se você gostou deste artigo, comente, deixe seu like, compartilhe e ajude a resgatar a AMOR PELO NOSSO PAÍS.

·         Link para o Hino Nacional Brasileiro com legenda e glossário: www.youtube.com/watch?v=205LcI_-Z5s

·         Link para o Hino à Bandeira Nacional: www.youtube.com/watch?v=2UQw9rBfv88

·         Link para o Hino da Independência do Brasil: www.youtube.com/watch?v=8iC_2ONCFwo

Site: www.institutoviraser.com

Whatsapp: 55 22 99955-7166

Email: suelimeirelles@gmail.com


[1] Um glossário é uma lista alfabética de termos de um determinado domínio de conhecimento com a definição destes termos. Tradicionalmente um glossário aparece no final de um livro e inclui termos citados que o livro introduz ao leitor ou são incomuns.


Nenhum comentário:

Postar um comentário